Ouça no Meio-Dia: a previsão de frio no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 30 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

As áreas de instabilidade provocaram temporais isolados pelo Rio Grande do Sul neste final de semana. Na noite de sábado, a Região Noroeste foi uma das áreas mais afetadas no Estado. Houve registro de temporal com granizo em São Borja, Augusto Pestana, Joia e Ijuí. Outra área afetada pela chuvarada foi a Região Norte do Estado. Um dos municípios mais afetados foi Seberi. A prefeitura do município comunicou que não haverá aulas nas escolas municipais nesta segunda-feira. Em Tapejara, a chuva volumosa provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Em Paraí, além de chuva, houve queda de granizo neste domingo. Em Frederico Westphalen, de acordo com a prefeitura, a chuva também causou estragos no sistema viário que interliga comunidades da zona rural. Após o registro de mais de 100 milímetros de chuvas, também houve um deslizamento de terra, na tarde deste domingo, que interditou o trânsito na BR-153, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trânsito no local ficou totalmente interditado pelo barranco que deslizou sobre a rodovia.

Para esta segunda-feira, o tempo estável predomina em boa parte do estado, com temperaturas baixas pela manhã entre a Campanha e a região Sul. Existe a chance de chuva somente na região Nordeste no começo da tarde, devido aos ventos úmidos do oceano. À noite, as temperaturas diminuem ainda mais, devido à intensificação da massa de ar frio. De modo geral, o fim de maio e o início de junho serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. Durante a semana, há chance de geada e de precipitação invernal, aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida, no Rio Grande do Sul. Amanhã, o sol predomina entre nuvens e as temperaturas seguem baixas, especialmente no começo da manhã, onde há risco de geada em áreas da Campanha, do Sul, do Centro, dos Vales, do Norte e da Serra gaúcha. À tarde as chuvas retornam à divisa com Santa Catarina. A tendência é que as instabilidades retornem em parte do estado na quarta-feira.

A primeira-dama do município de São Nicolau, na Região das Missões do Rio Grande do Sul, morreu na madrugada deste domingo durante atividades da Expo São Nicolau. Maria Juraci de Araújo, de 60 anos, passou mal no momento em que ocorria o baile dos Garotos do Fandango, na noite de sábado. Ela foi encaminhada ao Hospital de Caridade do município, onde veio à óbito. Em nota, a Administração Municipal manifestou profunda consternação e pesar pelo falecimento da esposa do prefeito Ricardo Miguel Klein. Também foi decretado luto oficial por três dias e comunicado o cancelamento da 14ª edição do Café Cambona, evento que aconteceria no domingo. A primeira-dama deixa o marido, com quem vivia há mais de 18 anos, além de dois filhos, uma de 30 anos e um de 16, e um neto, de seis meses. O velório ocorreu ainda na madrugada e o enterro aconteceu no fim da tarde do domingo.

O Dmae programou serviços que vão afetar o abastecimento de água em alguns bairros da Capital nos próximos dias. Será realizada manutenção preventiva na Estação de Bombeamento de Água Cristiano Fischer e interligações de redes de água na avenida Oscar Pereira e no Loteamento Irmãos Maristas. Nesta terça-feira, vai faltar água a partir das 7h no Jardim Carvalho, Jardim do Salso, em parte do Partenon, São José, Vila João Pessoa, Intercap, no Hospital Independência e na Vila Campo da Tuca em decorrência da manutenção preventiva em equipamentos elétricos da Estação de Bombeamento de Água Cristiano Fischer. De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que a normalização do abastecimento ocorra a partir da noite de terça. Depois, na quinta-feira, a partir das 9h, os bairros Belém Velho e Cascata poderão ficar desabastecidos em razão do entroncamento do trecho inicial da nova adutora de 315 mm de diâmetro que foi lançada na avenida Oscar Pereira. O fornecimento de água deverá ser restabelecido na madrugada de sexta-feira, podendo demorar mais nas partes altas da rede. Ainda na quinta, também a partir das 9h, vai faltar água em parte do bairro Mario Quintana, devido ao serviço de interligação de um ramal de água para a estação de bombeamento de esgotos localizada no Loteamento Irmãos Maristas. A expectativa é de normalizar o abastecimento durante a noite, podendo ir além desse prazo nas partes mais altas da rede. Segundo a prefeitura, a programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

Subiu para 87 o número de mortos no Grande Recife, em decorrência das fortes chuvas e de deslizamentos de barreira que ocorrem em todo o estado desde a última quarta-feira. Nesta segunda-feira, mais três corpos foram encontrados no Jardim Monte Verde, bairro que fica no limite entre a capital e Jaboatão dos Guararapes. No início da manhã, o Corpo de Bombeiros fazia buscas por ao menos 21 pessoas. O governo de Pernambuco não atualizou o total de desaparecidos, mas até domingo eram 56. Também não foi atualizado o número de desabrigados, que até domingo eram mais de 3,9 mil. As chuvas castigam o estado desde a segunda-feira passada. A primeira morte foi registrada na última quarta-feira. Corpo de Bombeiros, Exército e moradores da região retomaram as buscas neste domingo.