Ouça no Meio-Dia: a operação contra quadrilha que roubou carro-forte e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 25 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação para combater uma quadrilha responsável pelo roubo a um carro-forte ocorrido no dia 29 de dezembro de 2021, nas dependências do Supermercado Nacional, no município de Guaíba. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, 6 pessoas haviam sido presas. Ao todo, foram cumpridas 64 ordens judiciais, sendo 2 mandados de prisão preventiva, 7 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Getúlio Vargas, Bento Gonçalves, São Gabriel, e Capão da Canoa, além da cidade de São Paulo. Para efetuar o crime, os suspeitos portavam fuzis e pistolas, utilizavam roupas táticas de uso das forças de segurança pública, em especial com identificação da Polícia Civil, e utilizavam uma viatura identificada com a insígnia da Polícia Civil do Estado. Eles abordaram os vigilantes e roubaram R$ 4.354.000,00 dos cofres do carro-forte. Na fuga, um dos veículos foi abandonado por problemas mecânicos. Foi encontrado no seu interior dinheiro oriundo do roubo. A quadrilha dirigiu-se até a Ilha do Pavão, na Capital. Nesta localidade, dois suspeitos foram presos em flagrante e outros dois foram mortos após confronto com a Brigada Militar. Na Ilha foram localizados coletes balísticos, revólveres, fuzil, carregadores e munições de calibres diversos e uma série de equipamentos e vestimentas táticas. Na operação de hoje, foi preso um suspeito de ser o líder da organização criminosa. Ele teria executado funções de comando no dia da ação. A polícia destacou, também, que o valor subtraído pelos suspeitos foi recuperado na operação.

Uma mulher de 23 anos morreu em um acidente envolvendo um carro e um caminhão na RS-287, em Santa Maria, na Região Central do Estado. O fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, no km 219, na localidade de Palma. A vítima dirigia um fiat palio com placas de Restinga Sêca quando colidiu frontalmente com um caminhão dos Correios que fazia o sentido contrário da via. O motorista do caminhão não se feriu. O trânsito chegou a ficar bloqueado no local, com desvio pelo acostamento.

A prefeitura de Porto Alegre ampliou, a partir desta quarta-feira, o público apto a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Capital. A imunização está disponível agora para pessoas com 63 anos ou mais vacinadas com a terceira dose até 24 de janeiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a ampliação para idosos a partir de 60 anos. Devido ao grande público, foi necessário realizar escalonamento na Capital gaúcha. Na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde já havia aberto a imunização para pessoas a partir de 65 anos. A abertura para o restante da faixa etária dependerá das quantidades disponíveis de doses em estoque. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, deve ser utilizado o imunizante da Pfizer, da Janssen ou da Astrazeneca. A aplicação ocorre no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde. Seis delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza. Para receber a quarta dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação com o registro das três doses.

O INSS começa a pagar nesta quarta-feira a segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Em um primeiro momento, recebem os beneficiários que ganham um salário mínimo. A primeira parcela foi paga em abril. Aqueles que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho. Quem recebe Benefício de Prestação Continuada, o BPC, não tem 13º. Para consultar o valor, o beneficiário pode entrar no aplicativo Meu INSS, disponível para tablets ou celulares, ou no portal gov.br/meuinss. Outra opção é a central de atendimento por telefone, pelo número 135. O atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao todo, com a primeira e a segunda parcelas pagas, a previsão é que sejam injetados cerca de R$ 56,7 bilhões na economia. Mais de 36 milhões de pessoas vão receber a segunda cota da gratificação, que vai entrar na conta junto com o pagamento regular de maio.

A formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul muda o tempo no Estado nesta quarta-feira. Áreas de instabilidade avançam para o Estado no decorrer do dia. Segundo a previsão, existe a possibilidade de chuva forte com raios na Fronteira Oeste, Região Sul, Campanha e Região Central. Depois, entre a noite desta quarta e a quinta-feira, a chuva se espalha para as outras regiões. Antes da chuva, após uma manhã de tempo firme e ainda com um pouco de frio, a partir da tarde o ingresso de uma massa de ar quente eleva as temperaturas em território gaúcho. Máximas de 29ºC em Novo Hamburgo e 28ºC em Porto Alegre. Amanhã, as chuvas seguem nestas áreas e avançam para a região dos Vales e para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Existe a chance de chuva forte, com rajadas de vento, especialmente na Campanha, na região Sul, na Região Central e nos Vales. A tendência é que na sexta-feira uma nova frente fria reforce as chuvas sobre todo o Estado.