Ouça no Meio-Dia: os policiais baleados em Canoas e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 24 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Dois policiais militares foram baleados em um atentado a tiros na noite de segunda-feira, no bairro Mathias Velho, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Os policiais foram atendidos e encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, onde estão em estado estável. Conforme a Brigada Militar, um homem foi morto a tiros na rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho, por volta das 22h. O local onde ocorreu o homicídio foi isolado. Policiais militares à paisana, que faziam uma ronda para o Serviço de Inteligência da BM na rua Santos Dias da Silva, próximo ao local do tiroteio, foram alvejados. Os autores dos disparos estariam na laje de um estabelecimento comercial e dispararam contra uma viatura discreta. Segundo o Comando Metropolitano da Brigada Militar, três policiais estavam no carro. Dois deles foram atingidos. Os policiais militares alvejados foram socorridos e encontram-se em estado de saúde estável. O terceiro policial foi liberado logo em seguida, sem ferimentos. Reforço policial foi chamado e dois suspeitos foram presos com duas armas, que foram apreendidas. A Polícia Civil abriu inquéritos para investigar as duas ocorrências. Ainda não há confirmação de relação entre elas.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, negou recurso e um fazendeiro terá de pagar uma multa de R$ 3,524 milhões por plantar em uma área de preservação permanente em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. No recurso, o fazendeiro alegou, após a autuação do Ibama em 2015, que o órgão não tinha competência para multá-lo, dado que o local faz parte de uma área de proteção estadual. O TRF-4, porém, negou o recurso por unanimidade. Em sua manifestação, desembargadora Marga Inge Barth, considerou que “a destruição de área de preservação permanente, a APA do Delta do Jacuí, constitui atividade não licenciada ou licenciável, a qual poderá ser fiscalizada por qualquer órgão ambiental, prevalecendo o primeiro auto de infração lavrado”. Consta no processo que o fazendeiro plantou arroz em uma área de 113 hectares, no Banhado Santa Clara. A fazenda fica localizada dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Jacuí. O espaço, na Região Metropolitana, apresenta áreas de rios, ecossistemas de banhados, restingas e floresta.

A ocupação de leitos clínicos por pacientes com coronavírus aumentou no Rio Grande do Sul no mês de maio. As informações são do consórcio de veículos de imprensa. São 594 pacientes internados, o maior número desde 10 de março, o que significa 70% a mais que no início do mês, quando 349 pessoas estavam hospitalizadas com coronavírus. Das 2.495 vagas em leitos de UTI no Estado, 71% estão ocupadas. Desse número, 10% tem covid ou suspeita da doença, 1% a mais que o dia anterior. Já a média móvel de casos de Covid-19 apresentou queda no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O recuo de 5% é considerado como dentro da faixa de estabilidade. Em média, são 2,4 mil novos infectados por dia na última semana. Sobre a vacinação, segundo o vacinômetro, 42% da população estão em dia com o esquema com três doses ou duas, para quem recebeu a primeira da Janssen. Porém, 2,9 milhões pessoas estão com o reforço em atraso, e 744 mil nem sequer completaram o esquema vacinal primário.

A Receita Federal disponibilizou, a partir desta terça-feira, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022. Mais de 3.383.969 de pessoas devem receber o pagamento, que será realizado no dia 31 de maio. O valor somado é de R$ 6,3 bilhões. Segundo o governo federal, o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, que são idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e, por fim, aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores. Para conferir se está contemplado neste primeiro lote, é preciso acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones. O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como em caso de conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Os próximos lotes já têm data de pagamento: 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

O tempo firme vai predominar nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. Mas existe também a previsão de pancadas de chuva no Estado. A manhã foi marcada por nevoeiros em algumas áreas do Estado, principalmente na Região Central, na Serra e na Região Metropolitana. Depois, ao longo do dia, uma mudança no padrão da circulação de ventos aumenta a nebulosidade no Oeste do estado e no Sul. Aos poucos a área de nebulosidade avança para o lado Leste do Estado. Segundo a previsão, existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Fronteira Oeste. Mas a mudança mais significativa ocorre a partir de amanhã, com a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que vai avançando lentamente entre a tarde e a noite. Segundo a Climatempo, a frente fria irá provocar pancadas de chuva em vários momentos, de moderada a forte intensidade na fronteira com o Uruguai.