Ouça no Meio-Dia: os atrasos no Salgado Filho devido ao nevoeiro e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 23 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O forte nevoeiro que atingiu Porto Alegre e região metropolitana, na manhã desta segunda-feira, causou atrasos no Aeroporto Salgado Filho. Pelo menos cinco voos foram cancelados. Quatro que sairiam de Porto Alegre com destino a: Guarulhos; Viracopos, em São Paulo, com escala em Navegantes, em Santa Catarina; um terceiro que iria para Curitiba, no Paraná, e mais um que pousaria em Florianópolis, Santa Catarina. Também foi cancelado o voo que sairia de Curitiba para Porto Alegre. Outros 25 voos sofreram atrasos. Entre as viagens que tiveram mudança de horário estão ao menos 15 partidas e treze chegadas. Os embarques estão suspensos desde as 6h, afetando partidas para Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Campinas, Congonhas, e Viracopos, em São Paulo; Recife, em Pernambuco; Aeroparque, em Buenos Aires e para São Borja, na Fronteira Oeste gaúcha. Entre os desembarques atrasados estão voos de Buenos Aires, Guarulhos, Santos Dumont, Congonhas, Curitiba e Recife.

Quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito entre o fim da tarde e a noite deste domingo no Rio Grande do Sul. Às 18h30, duas pessoas morreram na RS-332, em Anta Gorda, no Vale do Taquari, após a moto em que estavam ser atingida por um carro no km 34 da rodovia. As vítimas foram identificadas como Rodrigo Carlesso e Kérolin Pinheiro da Silva, ambos de 26 anos. O motorista do carro, de 22 anos, ficou ferido e foi encaminhado para atendimento no hospital. Mais tarde, perto das 19h30min, um homem de 69 anos morreu após ser atropelado em Canoas, na Região Metropolitana. Conforme o Corpo de Bombeiros, uma condutora dirigia um Sandero quando atropelou o pedestre, que estava em um cruzamento, na Rua Primavera, no bairro Rio Branco. Ele veio a óbito no local. A motorista não ficou ferida. O quarto óbito ocorreu em um acidente envolvendo três carros na BR-386 em Soledade, no norte do Estado, por volta das 21h30min. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima, um jovem de 19 anos, estava na carona de um veículo Renault Scenic, que colidiu com duas caminhonetes. O condutor não se feriu. Um homem de 48 anos e uma mulher de 35, que estavam em um Mitsubishi L200, que rebocava uma Chevrolet S10 sem ocupantes, foram levadas ao hospital de Carazinho. O estado de saúde dos dois não foi informado.

A realização de obras na rede do DMAE pode deixar bairros de Porto Alegre sem água nesta semana. A programação de serviços desta semana inclui obras na avenida Tronco e no bairro Vila Nova, ambas as localidades na zona Sul. A programação de serviços relativa à avenida Tronco inclui o rebaixamento de uma adutora de 400mm de diâmetro, além de interligações e desativações de redes de água. Já na Vila Nova, haverá duas interligações de redes, como parte das obras da rua Giuseppe Salomoni. Na terça-feira, a partir das 9h, os serviços podem causar falta de água em parte dos bairros Teresópolis, Glória, Santa Tereza, Cristal e Nonoai. A previsão é normalizar à noite. Na quarta-feira, também a partir das 9h, o desabastecimento atinge parte da Vila Nova, nas proximidades da Estrada das Furnas. A previsão é restabelecer o fornecimento de água à noite. As intervenções programadas podem sofrer alteração por motivos técnicos ou climáticos.

A unidade do Sine Municipal de Porto Alegre tem 1.184 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. O atendimento na unidade localizada na av. Sepúlveda, esquina com Mauá, no Centro Histórico, é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O maior número de vagas é destinado ao setor de construção civil, como 103 oportunidades para montador de estruturas metálicas, 132 para eletricista e 100 para auxiliar de encanador. Há ainda 200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência na área de atendente de telemarketing. No setor de serviços, são 32 vagas para cozinheiro. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para evitar filas. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Informações podem ser obtidas também por e-mail: [email protected].

Uma área de alta pressão segue atuando no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O dia começou com neblina em alguns pontos, mas depois o sol predomina entre poucas nuvens no estado como um todo. Além disso, após uma manhã ainda com um pouco de frio, as temperaturas entram em gradual elevação durante a tarde, especialmente na fronteira Oeste. Amanhã, o tempo continua firme e as temperaturas se elevam ainda mais em todas as regiões durante a tarde, em função dos ventos soprando do quadrante norte. Já na quarta-feira, a tendência é que as instabilidades retornem à metade Sul do estado, devido à influência de uma área de baixa pressão, aliada à uma frente fria que se desloca pelo oceano.