Ouça no Meio-Dia: o falecimento da ex-primeira dama do Estado, Judite Dutra, e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 20 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Foi confirmado o segundo óbito por dengue em Porto Alegre. Com isso, o Rio Grande do Sul chega a 31 mortes pela doença em 2022. O dado já é o mais elevado desde 2000, quando começaram os levantamentos. Em 2021, onze pessoas morreram por causa da dengue no Estado. Igrejinha é o município com o maior número de óbitos, com cinco. Depois vem Novo Hamburgo e Horizontina, com três, e Porto Alegre, Jaboticaba e Cachoeira do Sul com duas mortes cada. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o Estado já tem mais de 26 mil casos confirmados neste ano. Destes, cerca de 21 mil são autóctones, ou seja, contraídos em território gaúcho. Nesta sexta, agentes da Prefeitura de Porto Alegre realizam uma visita ao bairro Vila Jardim, na zona leste, para auxiliar no controle da dengue e combate a focos do mosquito Aedes aegypti. O ponto de partida foi o Sesc Protásio Alves. Depois, a operação segue pela rua Seival e, por fim, pela rua Barão de Bagé. Não há previsão de horário para término da operação. Caso chovesse, o trabalho poderia ser adiado ou cancelado.

A prefeitura de Porto Alegre ampliou nesta sexta-feira o público apto a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Capital. A imunização está disponível agora para pessoas com 65 anos ou mais e que já estejam vacinadas com a terceira dose até 19 de janeiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, o Cosems/RS, já haviam pactuado o início da aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 em idosos acima de 60 anos. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde. Na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 111 mil pessoas façam parte deste público, por isso será necessário realizar escalonamento. A abertura para a faixa dos 60 a 65 anos dependerá das quantidades disponíveis de doses em estoque. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, deve ser utilizado o imunizante da Pfizer, da Janssen ou da Astrazeneca. A aplicação vai ocorrer no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde. Destas, seis vão ter atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza. Para receber a quarta dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação com o registro das três doses.

A esposa do ex-governador do Estado Olívio Dutra, Judite Dutra, faleceu na manhã desta sexta-feira. A ex-primeira-dama tinha 78 anos e estava internada na UTI do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, devido a complicações da diabetes. A informação foi confirmada na página oficial de Olívio. Ainda não foram divulgados detalhes sobre cerimônias fúnebres. Olívio e Judite Dutra estavam casados há 54 anos e comemoraram as Bodas de Ouro em fevereiro de 2018. O casal teve dois filhos, Laura e Espártaco, e também dois netos, Lorenzo e Benício.

O Brasil tem a 4ª maior inflação entre os países do G20. O levantamento é do portal Poder360. O G-20 é o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. O índice brasileiro está em 12,1% no acumulado de 12 meses. O país fica atrás somente da Turquia, com 69,9%, da Argentina, com 58%, e da Rússia com 17,8%. Na comparação feita entre os países da América Latina, o Brasil só fica atrás da Venezuela e da Argentina. Os economistas ouvidos pelo Poder 360 elencam entre os motivos para esse alto índice de inflação, o preço das commodities, a crise na cadeia de suprimentos e a guerra na Ucrânia. Mas também pode-se levar em conta fatores internos como a chamada inflação de demanda, quando há mais procura do que oferta por produtos, e, finalmente, a expansão monetária e fiscal realizada a partir de programas emergenciais surgidos na pandemia.

Uma massa de ar seco e frio, de origem polar, avança sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O tempo fica firme no Estado. O dia começou frio em território gaúcho. Houve registro de geada em São José dos Ausentes. A serra gaúcha registrou temperaturas abaixo dos 2ºC. Também foram registradas mínimas de 3ºC em Passo Fundo e em Bagé, e 9ºC em Porto Alegre. Amanhã, a massa de ar seco e frio permanece no Estado e o tempo segue estável. As temperaturas ficam baixas pela manhã, mas à tarde se elevam um pouco mais em comparação aos dias anteriores. A tendência é que no domingo as pancadas de chuva voltem entre o Noroeste e Nordeste gaúcho, devido à atuação de uma área de baixa pressão na altura da Argentina.