Ouça no Meio-Dia: o secretário preso em operação da Polícia Civil e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Depois de nove semanas sem emissão de Avisos ou Alertas, o governo do Estado emitiu, nesta quarta-feira, Avisos para todas as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento. É através do Sistema 3As que o governo gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. Segundo o governo do Estado, a decisão do GT Saúde ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados de covid-19 no Estado, que praticamente duplicou nos últimos dez dias. Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2. Além disso, ainda conforme o governo gaúcho, ao contrário das últimas semanas, o aumento da contaminação teve reflexo no número de internados em leitos clínicos. Entre suspeitos e confirmados, houve um crescimento de 47% em apenas nove dias – de 339 casos em 9 de maio para 521 em 18 de maio. O número de internados em UTIs por covid-19 segue estável, fato já esperado devido à evolução natural da doença. No entanto, o GT Saúde espera aumento nas internações em UTIs nos próximos dias, sugerindo a avaliação pelos comitês regionais da utilização de máscaras em locais fechados. Como o Rio Grande do Sul também registra um elevado número de casos de outras doenças, entre elas a dengue, o aumento nas internações por covid-19 causa preocupação ao GT Saúde. Para evitar o aumento do contágio, o governo do Estado reforça a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Cerca de 79,7% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário completo, mas apenas 50,4% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a 8ª fase da Operação Caritas, que investiga irregularidades na emissão de licenças ambientais pela Secretaria de Meio Ambiente de Canela, na Serra Gaúcha. São cumpridas 180 medidas judiciais, incluindo prisão preventiva do Secretário de Meio Ambiente do Município, Jackson Muller. No total, 130 policiais civis participam da operação policial, que é realizada em cidades do Rio Grande do Sul, além de Florianópolis e Goiânia. As denúncias dão conta de que empresas pertencentes ou ligadas a servidores do alto escalão da Secretaria e seus sócios seriam indicadas a pessoas que buscavam licenciar grandes empreendimentos na cidade. Caso o munícipe ou empresário não contratasse esta empresa, tinha a obra inviabilizada ou postergada. Também existem suspeitas quanto a contratos firmados pela prefeitura de Canela com empresas ligadas aos servidores, nas quais houve dispensa de licitação. Segundo a Polícia Civil, são investigados contratos que somam até R$ 8 milhões.

Mais de 90 mil clientes estão sem luz desde a passagem da tempestade Yakecan pelo Estado. Na área de cobertura da CEEE Equatorial, são 86 mil pontos sem luz. Já na da RGE, são mais 6 mil. A falta de energia elétrica atinge principalmente a Fronteira Oeste, o Sul, o Centro, o Litoral Sul e o Litoral Norte. No auge da tempestade, 325 mil clientes chegaram a ficar sem luz. Segundo as empresas, o principal fator para a queda de energia elétrica são objetos jogados contra os fios. Também segundo as empresas não há previsão de conclusão de consertos diante das condições climáticas muito adversas para o trabalho das equipes.

Neste dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A iniciativa visa a proteção e a promoção do aleitamento materno, assim como chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano. Em Porto Alegre, a data coincide com um período de baixo estoque no Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Nesta semana, bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal dispõem de 5 litros para suprir as necessidades diárias de nutrição, enquanto a capacidade de processamento do Banco de Leite é de até 100 litros por mês. A Prefeitura explica que as doações de leite materno auxiliam os recém-nascidos do hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Para doar, é preciso estar amamentando, estar com sobra diária mínima em torno de 50ml, estar clinicamente saudável e ser residente em Porto Alegre. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail [email protected]. Após o preenchimento do cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá tirar dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.

A nebulosidade vai predominar nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, de acordo com a previsão do tempo. Não há mais risco para temporais, somente para pancadas de chuva. Após uma manhã de frio no Estado, com registro de geada principalmente na Fronteira Oeste, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta. Porém, a circulação de umidade de áreas de baixa pressão no oceano faz a nebulosidade aumentar em algumas regiões, principalmente para a Metade Leste. Com isso, existe a possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia na Serra, na Região Sul, na Região Metropolitana, no Litoral Sul, no Litoral Norte e na Região Norte do Estado. A partir desta quinta, passada a tempestade subtropical, uma nova massa de ar frio e seco, de origem polar, avança sobre o Rio Grande do Sul. Segundo a previsão, ela vai deixar o tempo seco no Estado a partir desta quinta-feira (19). As temperaturas seguem baixas e o frio persiste em território gaúcho. Além disso, pode haver geada amanhã e no sábado, principalmente na Serra e na Campanha. O fenômeno também vai provocar nevoeiro na Região Metropolitana, na Serra e na Região Central. A tendência é que o tempo continue firme no final de semana e as temperaturas voltem a subir gradualmente.