Sobe para 26 o número de mortes por dengue no RS em 2022

A SES decretou no último mês alerta máximo contra a dengue no Rio Grande do Sul.

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) confirmou a ocorrência de mais 11 mortes por dengue no Rio Grande do Sul neste ano. O total, com esses, chega a 26 óbitos pela doença.

Segundo a SES, mais de 21 mil casos ocorridos dentro do território gaúcho (chamados de autóctones) já foram confirmados. Esses são os maiores números de casos e óbitos já registrados no Rio Grande do Sul em um ano.

Entre as cidades onde aconteceram esses últimos 11 óbitos, cinco delas tiveram a primeira morte pela dengue no ano: Erechim, Estância Velha, Nova Hartz, Novo Machado e Porto Alegre.

Os demais foram em municípios que já haviam tido alguma ocorrência em 2022: Cachoeira do Sul, Horizontina, Igrejinha (três novos óbitos) e Novo Hamburgo.

Conforme a SES, entre o perfil dos óbitos, a maioria foi em idosos. Das 26 mortes confirmadas, 19 foram em pessoas com 70 anos ou mais.

As faixas dos 50 aos 59 anos, 40 aos 49 e 30 aos 39 anos tiveram dois óbitos cada, além de um registro na faixa dos 10 aos 14 anos.

Alerta máximo

A SES decretou no último mês alerta máximo contra a doença no Rio Grande do Sul. A prevenção, que é bem simples, deve ser feita eliminando locais com água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se reproduz.

Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros