HPS alerta para prevenção de queimaduras nos dias de frio

A onda de frio que avançará sobre o Rio Grande do Sul nesta semana fará com que mais pessoas recorram a aquecedores elétricos e lareiras.

A onda de frio que avançará sobre o Rio Grande do Sul nesta semana fará com que mais pessoas recorram a aquecedores elétricos e lareiras para esquentar os ambientes.

Com a intenção de prevenir acidentes, principalmente as queimaduras, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre ressaltou os principais cuidados que a população deve tomar.

De acordo com o coordenador de enfermagem da UTI de Queimados do HPS, Tiago Fontana, a maioria das queimaduras poderia ser evitada se a população fosse mais cautelosa.

“Antes de ligar, acender ou ativar aquecedores, estufas, lençóis térmicos, lareiras e outros utensílios, o usuário deve ficar atento e observar cada manual de instruções. Nossa orientação é que sempre sejam adquiridos produtos certificados e com garantia”, afirmou.

A unidade de queimados do HPS é considerada referência no Rio Grande do Sul. Conforme Fontana, grande parte das internações são de outros municípios.

“Recebemos uma média de 140 queimados por mês de todo o Estado. Destes, 20 precisam de internação”, ressaltou. Com a queda da temperatura nos próximos dias, a tendência é que o número de ocorrências aumente.

“Algumas pessoas tentam economizar e fazer objetos improvisados para obter aquecimento. Contudo, o risco de acidentes e de incêndios é muito grande”, pontuou Fontana.

Para evitar acidentes é preciso seguir as seguintes recomendações:

  •  Não deixar crianças e idosos próximos ao fogo ou a materiais potencialmente inflamáveis;
  • Evitar a utilização de líquidos inflamáveis para fazer fogo (álcool, gasolina);
  • Observar atentamente o manual de instruções de equipamentos do tipo lareiras ecológicas;
  •  Evite o emprego de instrumentos improvisados de aquecimento;
  •  Não use aquecedores, estufas e lençóis térmicos ligados na mesma tomada com outros aparelhos;
  • Tenha cuidado ao reabastecer o combustível da lareira ecológica: aguarde esfriar antes de reacender o fogo.