Hemocentro do Rio Grande do Sul amplia horário de atendimento

O Hemorgs precisa com urgência de doações de sangue de todos os tipos, mas especialmente O+ e O-.

O Hemorgs (Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul) ampliou o horário de atendimento para doações de sangue. O Hemocentro do Estado está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.

Os doadores terão das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia, para colaborar. Para cadastro de médula óssea, o horário é das 8h às 15h30min, também de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia.

O Hemorgs precisa com urgência de doações de sangue de todos os tipos, mas especialmente O+ e O-. “Alertamos a população para os baixos níveis dos estoques de sangue necessários para abastecer cerca de 40 hospitais”, explica a diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Kátia Brodt. Segundo a especialista, são necessárias cerca de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda.

O atendimento está sendo realizado preferencialmente com agendamento prévio através de telefone ou whatsapp, pelos números (51) 98405-4260 ou (51) 3336-6755, ramal 102. Também está disponível um link pelo site da SES para agendamento de doação de sangue nos Hemocentros de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas.

Os doadores que forem diretamente ao Hemorgs serão atendidos por ordem de chegada e seguindo protocolos de segurança sanitária de controle da Covid-19. Para doar sangue basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação.

Pontos de coleta

Para facilitar a doação de sangue em mais locais do interior do Estado, a SES (Secretaria da Saúde) está instituindo Pontos de Coleta de Sangue para além dos hemocentros regionais. Em um primeiro momento, serão beneficiados os municípios de Bagé, Sapucaia do Sul e Frederico Westphalen.