Filme gaúcho participa em festival de cinema nos Estados Unidos

O filme gaúcho foi realizado na cidade de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”. Crédito: Divulgação

 

Após exibição em um dos maiores festivais de cinema da Ásia no início deste ano, o filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto” está presente no Latino & Native American Film Festival (LANAFF) na cidade de New Haven, Connectictut, nos Estados Unidos da América.

Este festival iniciou no dia 21 de abril, com previsão de término em 5 de maio. Entretanto, dado ao grande volume de visualização dos filmes, a organização do evento decidiu prolongá-lo até dia 15 deste mês, com exibições presenciais e on-line.

O LANAFF existe há 12 anos, inovador na promoção da diversidade cultural através da exibição de longas-metragens, documentários, curtas-metragens e animações.

Além disso, este festival se transformou em um grande evento que engloba outras manifestações artísticas, por ou sobre latinos e nativos americanos e filmes realizados nestes países, mesmo que não tratem de características identitárias ou culturais.

O Festival ajudou a familiarizar a comunidade norte-americana com excelentes projetos de filmes artísticos, sociais, políticos e de entretenimento que estão sendo criados por cineastas contemporâneos e, muitos deles, fora do mainstream das mídias tradicionais.

O filme gaúcho, realizado na cidade de Pelotas, apesar de ser uma obra de ficção, tem levado não apenas o nome do escritor João Simões Lopes Neto a outras regiões do Brasil e a diferentes países em outros continentes, mas também carrega consigo a história deste escritor e um pouco da cultura gaúcha, a públicos não familiarizados com estes contextos.

A obra, com roteiro de Manoel Magalhães, já esteve em diversos festivais de cinema no ano de 2021. A qualidade deste filme pelotense tem chamado muito a atenção dos organizadores, curadores, comitês de seleção, júris e do público.

Este fato, já lhes rendeu prêmios e indicações a premiações, como por exemplo, no Rio International Monthly Awards 2021, prêmio de melhor ator (Vagner Vargas), melhor roteiro (Manoel Magalhães), melhor figurino (Gê Fonseca e Andrea Terra).

Elenco 

O elenco do filme conta com Vagner Vargas, Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino, dando vida a importantes personagens que propõem reflexões e traçam relações com as obras de João Simões Lopes Neto.

Apesar do reconhecimento que este filme vem tendo no Brasil e em outros países, ainda não houve convite para que ele seja exibido em salas de cinema, tanto em Pelotas, quanto em outras cidades do Rio Grande do Sul.