Safra robusta será festejada 1ª Festa do Azeite em Caçapava; Confira a programação

Ocorrerá intensa programação com shows nacionais e locais, teatro, palestras e feira de artesanato e produtos da agricultura familiar em Caçapava.

Soberanas da Festa. Foto: Divulgação

 

A safra de azeite de oliva no Rio Grande do Sul 2022 registrou um aumento de 121%, em relação ao ano anterior. Foram produzidos 448,5 mil litros de azeite de oliva extravirgem em 2022 e em 2021, 202 mil litros.

O levantamento foi feito no final de 2021 e primeiro trimestre deste ano, apresentado na sexta-feira (20) pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. O Estado possui 321 olivicultores e o número de municípios com olivais é de 108.

Mais do que nunca, esses números serão celebrados a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29), quando ocorre, em Caçapava do Sul, a 1ª Festa do Azeite de Oliva.

O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha e promete três dias de atividades intensas, com shows de rock, sertanejo, reagge, nativista, além de palestras.

O evento, que inicia com a presença do vice-presidente da República, general Mourão, tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.

Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, acredita que esse número vai crescer ainda mais no futuro próximo.

“A cada ano registramos um maior interesse pela produção, as parcerias público-privadas têm se estabelecido com mais força e o solo gaúcho tem muitos olivais novos, confirmando uma tendência de crescimento, se o clima continuar colaborando para o cultivo”, completa.

A fim de dar ainda maior visibilidade e expressão à 1ª Festa do Azeite de Oliva, o governo do Estado vai se transferir para o município nesta sexta. Além do governador, Ranolfo Vieira Jr, irão despachar de Caçapava, os secretários, Domingos Velho Lopes, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Edson Brum, Desenvolvimento Econômico, Raphael Ayub, Turismo e Beatriz Araujo, da Cultura.

Soberanas da Festa

Foi realizada uma eleição para a escolha das soberanas da Festa, com 172 mil votos, quando foram eleitas como rainha, Karine Trindade, como princesa, Ana Constante e como Miss Simpatia, Bruna Meireles.

Serviço

1ª Festa do Azeite de Oliva

Quando: 27 a 29 de maio de 2022

Onde: Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul

Ingresso: Entrada franca

Programação 

Dia 27/05/22 – sexta-feira

10h45- Descerramento do Laço inaugural da Festa, com a presença do vice- presidente da República, General Mourão, governador do Estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior, presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy e outras autoridades

11h45 –Instalação da sede do Governo do Estado, no Clube União Caçapavana

15h30 – Palestra e Lançamento do Livro “Mundo da Azeitonela”, com bate papo com a escritora Ana Tassia Blazoudakis e contação de histórias com a professora municipal Silviane Delgado – Palco Gastronômico

17h – Solenidade de abertura com autoridades locais e Expositores – Palco Principal

18h15 – Apresentação do Coral Caçapavano – Palco Principal

Dia 28/05/22 – sábado

10h – Palestra sobre Cultivo de Oliveiras, com Edison Dorneles – Emater – Clube União Caçapava

11h – Palestra sobre Turismo em Caçapava do Sul – Stener Camargo – secretário de Cultura e Turismo de Caçapava – Clube União Caçapavana

14h- Palestra: Geoparque Caçapava do Sul, o que é e sua importância -Professor André Borba -Geoparque/UFSM – Unipampa- Clube União Caçapavana

15h – “Resíduos da produção do azeite de oliva para o desenvolvimento de nanotecnologias inovadoras e sustentáveis” – Grupo de Pesquisa Química de Materiais da Unipampa – Clube União Caçapavana

17h30 – Duda e Pety – MPB – Palco Gastronômico

18h – Grupo Rolêzin – pagode – Palco Principal

18h45 – Estela La Bella – sertanejo- Palco Principal

20h – Comunidade Nin-Jitsu – rock gaúcho -Palco Principal

21h15 – Mfunk- Palco Principal

22h15 – Chimarruts – reggae – Palco Principal

Dia 29/05/22 – domingo

10h- Azeite Experience, com a expert em azeite, Perola Polillo. Degustação, para 30 pessoas, mediante inscrição, que será aberta 30 minutos antes do evento, na entrada do Clube União.

11h30 – Tela Class – rock – Palco Gastronômico

13h – Pra ti Vê – pagode – Palco Gastronômico

14h30 – Invernada no CTG do Forte

15h30 – Bonecos da Montanha – teatro infantil – Palco Principal

16h15 – Jairo Lambari Fernandes – nativista – Palco Principal

17h30 – Dante Ramon Ledesma – nativista – Palco Principal

18h45 – Lênin e William -sertanejo – Palco Gastronômico