Escola de Música da Ospa anuncia 91 vagas gratuitas para aulas e prática de coro e orquestra

Inscrições para o processo seletivo para a Escola da Ospa podem ser feitas entre 30 de maio e 10 de junho.

Foto: Vitória Proença/Divulgação

 

A Escola de Música da Ospa tem boas novas para quem busca se aperfeiçoar em um instrumento musical, fazer prática de coro ou orquestra.

A instituição estará com as inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (30), às 12h, até 10 de junho, às 18h. Neste período, candidatos devem preencher o formulário de inscrição no site da Ospa para depois participar da seleção. Todas as etapas do processo, incluindo a matrícula e as aulas são gratuitas.

Neste edital, a Escola oferece 91 oportunidades, com aulas a partir do segundo semestre de 2022, para cursos de prática de canto em coro de câmara e em instrumentos nas seguintes modalidades: violino, viola de arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trombone e percussão.

Também há vagas para prática de orquestra na Ospa Jovem (violino, viola, corne inglês, harpa e piano) e na Banda Sinfônica da Escola da Ospa (flauta, flautim, clarinete, requinta, clarinete baixo, fagote, sax alto, sax tenor e sax barítono, harpa e piano).

Atualmente, a Escola atende em torno de 240 alunos. O diretor do Conservatório Pablo Komlós, Diego Grendene de Souza, comemora a abertura das vagas, que ampliará ainda mais o acesso à educação musical. ‘

‘Estamos muito felizes com o lançamento deste edital de novos alunos. É o segundo depois da pandemia e, com ele, pretendemos voltar a ter o número de alunos que tínhamos em 2019’’, ressaltou.

Pré-requisitos

Para concorrer a uma das vagas, é fundamental a leitura completa do edital. Os pré-requisitos para os cursos de instrumento, incluem: idade mínima de 8 anos e possuir o instrumento pertinente à vaga (à exceção do oboé na faixa etária até os 14 anos, no qual a audição pode ser feita na flauta doce).

Já a prática de orquestra na Ospa Jovem e na Banda Sinfônica é destinada a maiores de 14 anos, que possuam instrumento. Não há limite máximo de idade para as duas seleções. Para o curso de prática de canto em coro de câmara, os candidatos precisam ter entre 8 e 20 anos.

Para todos os cursos é obrigatório estar comprovadamente matriculado no Ensino Regular ou ter concluído o Ensino Médio.

Após as inscrições, o processo seletivo será feito de forma presencial, entre 20 de junho e 1º de julho, com avaliação de uma banca composta por professores da Escola e músicos da Ospa. O período letivo para os novos integrantes inicia em 1º de agosto.