Ciclone irá provocar ventania, frio intenso e chuva no RS nesta terça; Há possibilidade de neve

Segundo o Inmet, a evolução do ciclone ao longo da terça vai provocar rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.

Na noite desta segunda (16), ocorre a formação de um ciclone subtropical na costa do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O fenômeno vai deixar o tempo bastante instável no Estado nesta terça-feira (17). Segundo o Inmet, a evolução do ciclone ao longo da terça vai provocar rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.

A tempestade foi nomeada pela Marinha como Yakecan (o som do céu em tupi-guarani). As cidades localizadas na Região Sul, Região Metropolitana (incluindo Porto Alegre), Litoral Sul e Norte estão na zona de perigo.

Segundo a previsão, a nebulosidade vai predominar no Rio Grande do Sul nesta terça. Além de vento, o ciclone provoca frio intenso e chuva em várias áreas do Estado. Há possibilidade de chuva forte na Região Metropolitana e Litoral Norte e Sul.

Na Fronteira Oeste, o tempo fica firme nesta terça.

Neve

Segundo a Climatempo, o posicionamento do ciclone na região costeira gaúcha vai fazer com que haja infiltração de umidade em uma atmosfera muito fria. Isso vai possibilitar a ocorrência de neve ou chuva congelante na Serra gaúcha já na noite de terça e ao longo da quarta-feira (18).

Em Vacaria, o tempo fica nublado nesta terça e há possibilidade de chuva congelada, previsão é de temperaturas próximas a 0°C.

Em Porto Alegre e Alvorada, previsão de chuva, com risco de ventania e pancadas forte de chuva nesta terça, mínima de 8 e máxima de 13°C. Em Alegrete, a nebulosidade predomina ao longo do dia, mínima de 7 e máxima de 14°C.