Ciclone extratropical atingirá o RS

O ciclone extratropical deverá causar vento forte e chuva intensa nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

Os primeiros dias de maio serão preocupantes na Região Sul do Brasil por causa da formação de um ciclone extratropical.

Segundo a Climatempo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ser atingidos pelo fenômeno entre terça (3) e quinta-feira (5). O prognóstico aponta fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa dos dois Estados.

Conforme a Climatempo, o sistema começa a se organizar na noite da segunda-feira (2),  mas é na noite de terça que o ciclone extratropical estará formado sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na quarta-feira (4), o ciclone extratropical se intensifica enquanto se desloca para o litoral de divisa entre esses estados.

O processo de formação do ciclone vai gerar uma circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que vai estimular a formação de um grande acúmulo de nuvens bastante carregadas entre o Sul de Santa Catarina e o Nordeste do Rio Grande do Sul.

Segundo a Climatempo, o ciclone extratropical atingirá todo o Rio Grande do Sul, mas será mais intenso no Litoral, na Serra, nos Campos de Cima da Serra e na Região Metropolitana.

“A expectativa é de que ocorram rajadas de vento de 70 a 100 km por hora, de forma frequente entre os dias 3 e 5 de maio quando o ciclone extratropical estará se formando”, disse.

As atualizações ocorrerão durante as previsões do tempo ou conforme os alertas da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 


Compartilhe: