Ciclone extratropical atingirá o RS

O ciclone extratropical deverá causar vento forte e chuva intensa nos próximos dias no Rio Grande do Sul.

Os primeiros dias de maio serão preocupantes na Região Sul do Brasil por causa da formação de um ciclone extratropical.

Segundo a Climatempo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ser atingidos pelo fenômeno entre terça (3) e quinta-feira (5). O prognóstico aponta fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa dos dois Estados.

Conforme a Climatempo, o sistema começa a se organizar na noite da segunda-feira (2),  mas é na noite de terça que o ciclone extratropical estará formado sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na quarta-feira (4), o ciclone extratropical se intensifica enquanto se desloca para o litoral de divisa entre esses estados.

O processo de formação do ciclone vai gerar uma circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que vai estimular a formação de um grande acúmulo de nuvens bastante carregadas entre o Sul de Santa Catarina e o Nordeste do Rio Grande do Sul.

Segundo a Climatempo, o ciclone extratropical atingirá todo o Rio Grande do Sul, mas será mais intenso no Litoral, na Serra, nos Campos de Cima da Serra e na Região Metropolitana.

“A expectativa é de que ocorram rajadas de vento de 70 a 100 km por hora, de forma frequente entre os dias 3 e 5 de maio quando o ciclone extratropical estará se formando”, disse.

As atualizações ocorrerão durante as previsões do tempo ou conforme os alertas da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).