Caçapava do Sul promove 1ª Festa do Azeite

O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais.

Compartilhe:
Imagem dos olivais em Caçapava do Sul. Foto: Cinara Fernandes/Divulgação

 

Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva. O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais.

Atualmente a cidade detentora de cinco das 40 marcas existentes no Rio Grande do Sul. A produção de azeite de oliva da região foi premiada mundialmente e o fortalecimento da cadeira produtiva está sendo celebrado em uma festa que vai durar três dias.

A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.

Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, atrações nacionais e locais, como Chimarruts e Comunidade Nin-Jistu, Dante Ledesma, Banda e Coral Caçapavano e Pagode da Rolezin, Invernada e dança.

O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes, que atua há seis anos na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento é o primeiro de muitos. Ele lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho.

“A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor”, disse.

Foi realizada uma eleição para a escolha das soberanas da Festa, com 172 mil votos, quando foram eleitas como rainha, Karine Trindade, como princesa, Ana Constante e como Miss Simpatia, Bruna Meireles.

 

Foto: Catherine Vargas/Prefeitura de Caçapava do Sul

 


Compartilhe: