Astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea

Imagem do Event Horizon Telescope mostra pela primeira vez o Sagitário A*, buraco negro supermassivo a mais de 26 mil anos-luz da Terra.

A imagem do Sagitário A*. Foto: Divulgação/Observatório Europeu do Sul

A primeira imagem do buraco negro, localizado no centro da Via Láctea, chamado de Sagitário A*, foi divulgada nesta quinta-feira (12).

É a primeira evidência visual da existência deste buraco negro, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Event Horizon Telescope, que congrega oito observatórios astronômicos, operados por mais de 300 pesquisadores de 80 instituições científicas de vários países.

Para a busca do buraco negro, que é supermassivo a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, foram utilizados oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre.

A partir das imagens captadas, que simulariam um super telescópio do tamanho da Terra, e da justaposição dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.

De acordo com os astrônomos, essa conquista representa um avanço para a comunidade científica e permitirá compreender aspectos relacionados à origem e evolução do universo.

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse Geoffrey Bower, que é um dos cientistas do projeto.