Temporal atinge Porto Alegre na noite desta segunda-feira

Um voo que tinha previsão de chegada em Porto Alegre pouco antes das 20h não conseguiu pousar e alternou para Florianópolis.

Uma tempestade atingiu Porto Alegre na noite desta segunda-feira (25), com vento e chuva intensa. Mais cedo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) havia alertado para o risco de temporais na região metropolitana por causa da propagação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria.

Há registro de falta de energia elétrica em bairros de Porto Alegre. Clientes da CEEE/Equatorial reclamam em redes sociais de cortes de fornecimento de energia em bairros como Cidade Baixa, Partenon e Menino Deus.

Por volta das 20h10, as operações de solo no Aeroporto Salgado Filho foram suspensas por causa da incidência de raios na zona norte de Porto Alegre. Os serviços em solo foram retomados por volta das 20h30.

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que fazia o voo 4038, tentou por duas vezes pousar no Aeroporto Salgado Filho. No entanto, por causa da chegada das nuvens de temporal, não conseguiu completar o procedimento tanto pela cabeceira 11 (lado da avenida dos Estados) e, posteriormente, pela cabeceira 29 (lado do bairro Sarandi). A tripulação acabou alternando para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

Outro voo, o 4739, que deixou Curitiba às 19h45 e deveria pousar em Porto Alegre as 21h também alternou para Florianópolis.

A instabilidade também motivou o desvio de uma aeronave da Azul Conecta, que havia decolado de Erechim às 19h35. O voo 5427 fez vários desvios e não havia pousado até as 21h25.