Tempo: os próximos dias terão chuva e umidade no RS

Os próximos dias serão marcados por umidade e muita chuva no Rio Grande do Sul, com acumulados de precipitação entre 100 e 150 mm.

Imagem do Lago Dourado em Santa Cruz do Sul. Foto: Rosana Klafke/Sem Roteiro/Agora RS

 

O tempo firme tem prazo curto no território gaúcho. Os próximos dias serão marcados por umidade e muita chuva no Rio Grande do Sul, com acumulados de precipitação entre 100 e 150 mm na maioria dos municípios.

É o que aponta o boletim meteorólogico divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), elaborado junto com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Na sexta-feira (29), o ingresso de ar seco manterá o tempo firme na maioria das regiões, porém ainda ocorrerão pancadas isoladas de chuva nos setores Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.

No sábado (30) e domingo (1), a passagem de uma área de baixa pressão vai provocar chuva em todo o Estado e novamente haverá chance de temporais isolados, alerta o boletim.

Entre segunda (2) e quarta-feira (4), o desenvolvimento de um sistema frontal, associado a um ciclone extratropical, manterá a nebulosidade e a chuva em todas as regiões do estado gaúcho, com possibilidade de altos volumes acumulados e fortes rajadas de vento.

Segundo a Seapdr, os volumes de chuva previstos são muito elevados em todo o Rio Grande do Sul, podendo alcançar 200 mm em diversas localidades.