Semana começa com chuva e risco de tempestades no Rio Grande do Sul

Os maiores volumes de chuva são esperados para as cidades da Metade Sul do Estado.

A semana vai começar com tempo instável, com chuva e chance para ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul, indica a previsão do tempo. O motivo é a formação de uma nova frente fria que vai avançar pelo solo gaúcho. A meteorologia alerta para risco de temporais no estado, com queda de granizo e risco para transtornos nos próximos dias.

Conforme a Sala de Situação, a frente fria vai passar afastada do Estado, pelo oceano. Mesmo assim, ela organiza instabilidades que trazem risco para tempestades isoladas na Campanha gaúcha já no início desta segunda-feira (25). A chuva pode começar pela manhã nas cidades próximas de Uruguaiana, Itaqui, Santana do Livramento e em São Borja. O céu fica nublado ao longo do dia sobre estas áreas e há risco para temporais.

Os maiores volumes de chuva são esperados justamente para a Campanha, Fronteira Oeste, região Sul e parte do Centro do Estado. Nas demais regiões do Estado, a segunda-feira ainda começa com sol, mas a situação vai mudando aos poucos. Ao longo do dia, as nuvens de chuva se espalham para a região Sul, Centro, Vales, região metropolitana de Porto Alegre e Noroeste.

A Capital e o Litoral Norte seguem com sol, mas o tempo muda e pode chover entre a tarde e a noite com risco de trovoadas. No entanto, não há previsão de chuva expressiva na região metropolitana entre a segunda-feira e a madrugada de terça (26), quando a frente fria começa a se afastar.

A circulação de ventos ainda mantêm as nuvens carregadas sobre o Estado. Chove em vários momentos por todo o centro-sul gaúcho e na capital Porto Alegre. No Norte do estado, sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.