Rio Grande do Sul tem alerta de temporal, com chuva intensa e ventos de até 100 km/h, nesta quinta-feira

Conforme o órgão de meteorologia, há possibilidade de chuvas intensas, com até 100 milímetros de precipitação

Compartilhe:

Um alerta de temporal foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quinta-feira (7) no Rio Grande do Sul. A previsão indica que áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão, que atua entre o Paraguai e a Argentina, favorecem o avanço de novas instabilidades a partir da fronteira Oeste, se espalhando para as regiões da metade Norte no decorrer do dia.

O alerta será a Fronteira Oeste, as regiões Central, Noroeste, Norte, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Vale do Paranhana, Vale do Sinos, Região Carbonífera, região metropolitana – incluindo Porto Alegre –, Serra gaúcha e parte do Litoral Norte do RS (veja no mapa abaixo). Além do Estado, grande parte de Santa Catarina e o Centro-Oeste do Paraná estão na área de risco.

Alerta de temporal emitido para parte do RS nesta quarta-feira. Crédito: Arte / Agora no Tempo / Agora RS

Conforme o órgão de meteorologia, há possibilidade de chuvas intensas, com até 100 milímetros de precipitação ao longo do dia. Também há risco para ventania, que pode ter rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora. O INMET não descarta a possibilidade de ocorrência de queda de granizo.

A advertência aponta perigo de transtornos para a população, como queda de energia elétrica, corte no abastecimento de água, estragos em plantações, queda de árvores e postes.

Na sexta-feira (8), as instabilidades seguematuando na metade Norte, mas se afastam do estado no decorrer do dia e o tempo volta a ficar firmeem todas as regiões. A tendência é que o tempo continue firme no sábado (9) e as temperaturas diminuem em comparação aos dias anteriores.


Compartilhe: