Rio Grande do Sul tem alerta de temporal nesta sexta-feira

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporal para todas as regiões gaúchas nesta sexta-feira (22). Além do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catariana e a grande parte do Paraná também estão sob alerta para ocorrência de temporais.

A advertência é válida ao longo de toda a sexta e se estende até a manhã de sábado. Conforme a previsão do tempo, o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22).

O alerta emitido pelo INMET é da cor laranja, ou seja, aponta para perigo de danos por causa das instabilidades. O Instituto de Meteorologia alerta para a possibilidade de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no acumulado do dia. Há risco de ventania entre 60 a 100 quilômetros por hora e, também, queda de granizo.

Todas as regiões do Rio Grande do Sul podem ter temporais. O INMET afirma que podem ser registrados problemas como de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Mapa do Rio Grande do Sul é mostrado em cor laranja. Todas as regiões gaúchas estão sob alerta de temporal.
Todas as regiões gaúchas estão sob alerta de temporal. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

A escala do INMET possui três tipos: o alerta amarelo é emitido quando há perigo potencial para ocorrência de temporais; o alerta laranja é quando há maior perigo para a ocorrência de tempestades, com ventania, raios e até queda de granizo; e o alerta vermelho é usado com baixa frequência: quando devem ser tomadas medidas de precaução pelo risco muito elevado da ocorrência de fenômenos adversos em curto espaço de tempo, com risco iminente à vida e ao patrimônio.

Previsão do tempo

A sexta (22) iniciou com chuva e trovoadas em áreas do Noroeste e Norte, próximo à fronteira com a Argentina, por conta da atuação de uma área de baixa pressão. Nas demais regiões, há sol entre poucas nuvens.

Conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), devido à passagem de uma frente fria, áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia. Haverá risco para temporais isolados na metade oeste e próximo àregião Sul.

No restante das regiões gaúchas, não se descarta a chance para chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados podem ser elevados no Norte do Estado.

Em São Marcos, há previsão de pancadas de chuva nesta sexta. Máxima de 22°C.

Em Rio Grande, a nebulosidade predomina e há possibilidade de pancadas de chuva. Máxima de 27°C.

Em Porto Alegre, o tempo fica instável. Máxima de 27ºC.

Em Santo Ângelo, previsão de chuva e risco de temporal, mínima de 15°C e máxima de 23°C.

Na madrugada e manhã de sábado (23), as instabilidades seguem em áreas da metade norte, mas com o avanço de uma área de alta pressão, as instabilidades se afastam do Estado no decorrer do dia.

O tempo firme predomina nas demais áreas e as temperaturas ficam baixas na Campanha gaúcha e regiãoSul, e sobem pouco à tarde.

No domingo (24), os ventos mudam para o quadrante norte, trazendo calor e umidade da Amazônia e favorece as instabilidades na metade oeste gaúcha a partir da tarde. Enquanto isso, o restante do estado o tempo segue firme e quente.

A tendência é que ao longo dasegunda-feira (25), os temporais ganhem força e se espalhem por todo o território gaúcho, devido àpassagem de uma nova frente fria.

Instruções em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).