Vigilância em Saúde confirma caso de raiva em morcego em Porto Alegre

O morcego foi encontrado no bairro Teresópolis, a 600 metros de distância do local onde, em 2021, foi confirmada outra ocorrência.

Um novo caso de morcego infectado com o vírus da raiva foi confirmado pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre nesta quarta-feira (27).

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o animal foi encontrado no bairro Teresópolis, a 600 metros de distância do local onde, em 2021, foi confirmada outra ocorrência. Este é o primeiro caso da doença em morcego confirmada neste ano na Capital.

De acordo com a prefeitura, em 2022, houve aumento expressivo no número de recolhimentos e coletas de amostras para exames. Até segunda-feira (25), foram 97 animais coletados, sendo que 43% das ocorrências foram registradas na zona sul de Porto Alegre.

Em 2021, foram confirmados quatro casos de morcegos positivos para raiva entre os 118 animais recolhidos pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Os animais recolhidos têm amostras coletadas e enviadas ao Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor para exame virológico.

Os quatro casos foram de animais coletados nos bairros Teresópolis, Bom Fim, Tristeza e Santana, respectivamente.

Infecção no morcego 

Os morcegos hematófagos são contaminados com o vírus da raiva ao morder ou lamber um animal infectado. Os não hematófagos – que são mais comuns no ambiente urbano – podem ser infectados ao compartilharem o mesmo abrigo com os morcegos hematófagos portadores do vírus da raiva ou mesmo ao disputarem território com esses morcegos.

Os morcegos não hematófagos infectados podem transmitir acidentalmente a doença à espécie humana e a outros animais quando encontrados vivos, mortos ou prostrados.

A transmissão do vírus do morcego para outro animal ocorre pela saliva de um animal contaminado a outro, não necessariamente pela mordedura. Um simples arranhão de um morcego contaminado é considerado grave, pois eles têm hábito de se lamberem.

Morcegos caídos no chão podem ser alvo da curiosidade de animais domésticos. Por isso, é essencial que os tutores de cães ou gatos mantenham atualizada a carteira vacinal do seu pet. A vacina contra raiva é oferecida na rede privada e deve ser feita uma vez por ano.

Caso encontre um morcego caído ou dentro de casa durante o dia, em estado de prostração, a notificação deve ser feita para a Secretaria de Saúde, à Equipe de Vigilância de Antropozoonoses, via Serviço 156 ou pelo telefone 3289-2459, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.