Nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva e risco de temporais

Estão previstas chuvas, com risco de temporais isolados, na região Norte, Serra, região metropolitana e Litoral Norte.

Foto: Arquivo / Agora no Tempo

Uma nova frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul, trazendo novas áreas de instabilidades nesta segunda-feira (11). Estão previstas chuvas, com risco de temporais isolados, na região Norte, Serra, região metropolitana e Litoral Norte.

Neste domingo, as instabilidades atingiram cidades do Noroeste, Norte e Fronteira Oeste por causa de um sistema de baixa pressão atmosférica. Nesta segunda-feira, esse sistema avança em direção ao mar e dá origem a uma frente fria.

As chuvas se espalham por todo o Estado. Há risco para temporais isolados na Metade Oeste e Norte do Estado. Ao longo do dia, com o avanço da frente fria, a chuva continua, mas a chance para temporais fica restrita ao Norte e Nordeste gaúcho (Serra gaúcha, região metropolitana e Litoral Norte).

São esperados acumulados pontualmente elevados entre o Noroeste, Centro e Norte. Em São Borja, a previsão indica chuva de cerca de 50 milímetros nesta segunda-feira. Em Santa Maria, a previsão indica 40 milímetros de precipitação. Em Passo Fundo, a chuva fica na casa de 35 milímetros. Já em Porto Alegre, há previsão de chuva entre 30 a 40 milímetros.

Na terça-feira (12), com o avanço lento da frente fria, o tempo fica instável em todo o Rio Grande do Sul, com risco para chuva forte e rajadas de vento entre o Noroeste e o Nordeste. A tendência é que as chuvas ainda sigam entre o Centro e o Norte na quarta-feira (13) e as temperaturas entrem em declínio.