Prefeitura de Porto Alegre mantém tarifa de ônibus em R$ 4,80

Além do valor da passagem, foi anunciada uma estratégia de retomada do sistema de transporte público.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, anunciaram que a tarifa do transporte coletivo vai ficar nos atuais R$ 4,80. Para que a passagem ficasse sem alteração, o governo municipal apresentou um novo método de cálculo da passagem de ônibus.

Além do valor da passagem, foi anunciada uma estratégia de retomada gradativa da estrutura de operação do sistema: o Mais Transporte – Programa de Reestruturação do Transporte em Porto Alegre. O objetivo final é qualificar o serviço aos usuários, fazendo que eles escolham pelo transporte público ao invés dos aplicativos de transporte individual.

Conforme Melo, a equipe da prefeitura se debruçou em buscar soluções para atender melhor o usuário, sem aumentar o preço da passagem nem o volume que já vem sendo subsidiado pelo município nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Porto Alegre torce pela aprovação do custeio das isenções dos idosos pelo governo federal. Caso o projeto de lei seja aprovado na Câmara Federal e sancionado pelo governo federal, com confirmação dos recursos, Melo afirmou que o volume poderá ser aplicado na redução da passagem e no custeio da qualificação.

“Além da pandemia e da segurança pública, o transporte é a maior chaga na qualidade de vida do cidadão e no funcionamento da cidade.Tratamos do tema com máxima prioridade e estamos avançando com um plano concreto para retomar serviços, criar instrumentos de qualificação e mantendo o esforço de caixa para fazer mais com o mesmo patamar de aporte, sem penalizar o usuário com aumento de tarifa”, afirmou Melo.