Porto Alegre terá ações de controle contra mosquitos transmissores da dengue nesta terça

O município contabiliza 608 casos confirmados de dengue em 2022, sendo 592 contraídos na cidade.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realiza, nesta terça-feira (5), uma ação de controle ambiental para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue em Porto Alegre. O município contabiliza 608 casos confirmados de dengue em 2022, sendo 592 contraídos na cidade. Os casos são registrados em todas as regiões, com prevalência nas zonas leste e sul do município.

A ação que conta com equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária ocorrerá em cinco bairros: Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor, das 8h30 às 17h. Na quarta-feira, serão visitados os bairros Morro Santana, Rio Branco e Santa Cecília.

Os bairros foram definidos conforme o último boletim epidemiológico, pois possuem alta infestação de mosquitos Aedes Aegypti. “A população tem um papel fundamental para evitar pontos que acumulem água nas residências e pátios”, diz o coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental da Diretoria de Vigilância em Saúde, Alex Lamas.

Diante da circulação viral, agentes de combate a endemias orientam a população, fazem busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.

Cronograma de ações

  • Terça-feira: bairros Ponta Grossa, Cavalhada, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristo Redentor
  • Quarta-feira: bairros Morro Santana, Rio Branco e Santa Cecília

*O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas.