Ouça no Meio-Dia: a devolução dos valores do Receita Certa da Nota Fiscal Gaúcha e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 29 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O temporal que atingiu a Região Metropolitana na manhã desta quinta-feira causou falta de energia elétrica em bairros da Capital, Viamão e Alvorada. Segundo a CEEE Equatorial, na Capital foram afetados doze bairros de Porto Alegre. Ao todo, mais de 50 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento interrompido. A empresa disse que trabalha para restabelecer a energia nestes locais. A empresa não informou se o fornecimento foi restabelecido em todos os locais. Problemas no abastecimento de energia elétrica podem ser informados pelo site da empresa, pelo telefone 0800 721 2333 ou por SMS, enviando a palavra “luz” e o código da unidade consumidora para o número 27307. O número da unidade consumidora está no canto superior direito da fatura de energia elétrica.

Nesta sexta-feira, o frio ganha força no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão, o tempo volta a ficar firme no Estado. Após uma manhã de frio, principalmente na Campanha e na Região Sul, as temperaturas não ultrapassam a casa dos 20ºC em território gaúcho. Existe a chance de chuva fraca apenas em áreas isoladas no Norte do Estado. No sábado, o dia começa com tempo firme em todas as áreas, mas a partir da tarde existe a chance de pancadas de chuva sobre o Estado, com risco de temporais isolados entre o Noroeste e o Norte. A tendência é que, no domingo, o tempo siga instável no Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Porto Alegre comunicou que o rompimento de uma adutora afeta o abastecimento de água em 18 bairros de Porto Alegre ao longo desta sexta-feira. O rompimento da adutora foi causado durante a realização de um serviço de uma empreiteira para a empresa Sulgás na rua Fernandes Vieira com a Castro Alves no fim da tarde de ontem. Devido ao ocorrido, a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento precisou suspender o abastecimento de água. O desabastecimento atinge os bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecilia, Santana e São João. A previsão de duração do serviço é para toda a sexta-feira. Depois do término, começa a normalização do sistema e do abastecimento, que pode ocorrer em algumas áreas até a madrugada de sábado.

A segunda rodada da modalidade do programa Nota Fiscal Gaúcha vai devolver R$ 73 milhões aos cidadãos consumidores cadastrados que solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal na hora da compra. Os contribuintes já podem solicitar o resgate da devolução em dinheiro a partir desta sexta-feira (29) pelo site ou aplicativo do NFG. Pelas regras do Receita Certa, sempre que o varejo tem crescimento de arrecadação em um trimestre, parte desse aumento é devolvido aos cidadãos que pediram CPF nas suas notas fiscais na hora da compra. Os contribuintes podem solicitar a devolução do Receita Certa, por meio de Pix, com o CPF do cidadão, ou depósito em conta corrente ou poupança ativa do Banrisul indicada pelo cidadão. O resgate só é possível para contas vinculadas ao CPF do cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha. E deve ser solicitado em “meus prêmios”. Os cidadãos têm um prazo de até 90 dias para fazer o resgate dos valores. Caso o cidadão não atinja o valor mínimo para resgaste no trimestre, o prêmio acumulará e ficará disponível para ser resgatado nos trimestres seguintes quando atingir o limite mínimo.

A Receita Federal paga nesta sexta-feira o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de abril de 2022. O crédito bancário é para 210.153 contribuintes, entre eles, pessoas com prioridade legal. São eles, idosos acima de 80 anos, outro contingente de pessoas com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e, por fim, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e depois em Consultar a Restituição. A Receita disponibiliza, também, um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.