Ouça no Meio-Dia: antecipação do 13º salário do INSS e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 25 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Secretaria Estadual da Saúde antecipou para esta segunda-feira o início da vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a gripe influenza e contra o sarampo. Conforme a pasta, a decisão de antecipar se deve à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios. Anteriormente, o início da vacinação estava marcado para 3 de maio. A meta é vacinar 90% do público desta faixa etária no Rio Grande do Sul, estimado em 620 mil crianças. No próximo sábado, ocorrerá o Dia D de vacinação, com a abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo pode ocorrer no mesmo momento. Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. Em Porto Alegre, nesta segunda-feira, as vacinas estão disponíveis em 124 unidades de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde solicita que a caderneta de vacinação da criança seja levada à unidade de saúde, para registro da dose recebida.

O calendário de pagamento do IPVA 2022 entra na sua última etapa nesta segunda-feira. Os veículos com placas com final 1 e 2 terão como data limite esta segunda. O vencimento dos números seguintes ocorre ao longo da semana, terminando na sexta-feira, dia 29 de abril. A sistemática do pagamento do IPVA mudou em relação aos anos anteriores. Agora, todos os vencimentos ocorrem na última semana do mês de abril. A intenção é garantir um período maior para o cidadão quitar o tributo. Haverá desconto para Bom Cidadão e Bom Motorista. Pagam o IPVA todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei. Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. É possível realizar o pagamento de forma presencial, através de aplicativos ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil. Existe também a opção de pagar via PIX. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code.

Os aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje a antecipação do décimo terceiro salário. Os pagamentos ocorrem conforme o dígito final do NIS, o Número de Inscrição Social. Os beneficiários que ganham até um salário mínimo receberão até o dia 6 de maio. Segurados que recebem valores acima do piso nacional terão o pagamento entre os dias 2 e 6 de maio. O dinheiro do 13º cairá na conta junto com o benefício mensal, em duas etapas. A segunda parcela cairá com o pagamento da competência de maio, entre 25 de maio e 7 de junho.

Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França. Ele venceu a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, com 58,2 % dos votos. Le Pen obteve 41,8%. Os dados são do Instituto Ipsos e foram divulgados na tarde deste domingo. Após o anúncio, diversos eleitores do centrista, reunidos em frente à Torre Eiffel, já comemoravam o novo mandato de cinco anos. O líder francês falou sobre seus desafios no novo mandato, iniciando pelo avanço da extrema direita. Para ele, este é o momento de unir todo o país. Além disso, durante seu discurso, ele reforçou seu projeto de transformar a França em uma nação ecológica. Aos 44 anos, Macron é o 9º presidente da Quinta República e o primeiro reeleito depois de Jacques Chirac, que, em 2002, derrotou em votação o pai de Marine Le Pen, Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional.

A semana começa com tempo instável, com chuva e chance de temporais no Rio Grande do Sul. O motivo é a formação de uma nova frente fria que vai avançar em território gaúcho. A meteorologia alerta para risco de temporais no estado, com queda de granizo e risco para transtornos nos próximos dias. Os maiores volumes de chuva são esperados para a Campanha, Fronteira Oeste, região Sul e parte do Centro do Estado. Ao longo do dia, as nuvens de chuva se espalham para a região Sul, Centro, Vales, região metropolitana de Porto Alegre e Noroeste. Na terça-feira, o tempo segue instável com chuva na metade sul do estado e no Noroeste. A tendência é que as instabilidades permaneçam na quarta-feira na Região Sul, devido à lenta passagem de uma nova frente fria pelo oceano.