Ouça no Meio-Dia: Fim da emergência sanitária por covid-19 e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 18 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou, em pronunciamento em rede de rádio e TV, que o governo irá publicar ato normativo colocando fim na emergência sanitária provocada pela Covid-19. A publicação deve ocorrer nos próximos dias, mas o ministro não deu data. Na fala, o Ministro fez uma defesa da ação do governo federal na pandemia. O Brasil teve registro, conforme dados das secretarias estaduais de saúde, de mais de 661 mil mortes causadas pelo contágio do vírus Sars-CoV-2 e outros 30,2 milhões de testes positivos para Covid-19. Desde fevereiro o ministro vem tratando publicamente do assunto. Queiroga quer se projetar como o gestor que terminou com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus no Brasil. No entanto, gestores do SUS afirmam que não são contra o fim da emergência sanitária, mas tentam convencer o Ministério da Saúde de que seja adotado um prazo de transição de 90 dias. Os gestores também propõem um plano de comunicação de risco e um plano de retomada da normalidade.

O Sine Municipal de Porto Alegre está com 1.070 vagas de emprego disponíveis. O maior número de vagas é destinado aos trabalhadores do setor elétrico: são 287 oportunidades para eletricistas, 130 para ajudante de eletricista e mais 45 para encarregado eletricista de instalações. Além destas, existem ainda 45 vagas para motorista de caminhão-guincho com munck. No setor de comércio e serviços, há 57 vagas para vendedor interno. A unidade do Sine fica na avenida Sepúlveda esquina com Mauá, no Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

Uma menina de 2 anos e 9 meses morreu ao ser atingida por um disparo de uma arma de caça efetuado pelo seu próprio pai. Conforme a família, o disparo foi acidental. O fato ocorreu em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, no último sábado. Agora a Polícia Civil está investigando o incidente e trata o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A Brigada Militar foi acionada no Hospital Vera Cruz, onde a criança deu entrada, porém já sem vida. Depois, a BM foi até a casa da família onde o pai, amigos e vizinhos confirmaram a versão dada pela mãe no hospital de que o tiro havia sido acidental e efetuado pelo pai quando ele manuseava uma arma de fogo. A Brigada Militar chegou a prender o pai e levá-lo à Delegacia de Polícia Civil de Vera Cruz. O homem foi ouvido na delegacia e depois liberado. A polícia ainda investiga também se a arma tinha registro.

Três pessoas ficaram feridas em um assalto a uma transportadora de valores em Guarapuava, na região central do Paraná. O ataque ocorreu na madrugada desta segunda-feira. Ao menos 30 bandidos bloquearam os acessos do município e invadiram a cidade. Moradores foram feitos reféns e tiveram que formar uma barreira humana para impedir a reação das forças de segurança. Veículos foram incendiados em frente ao batalhão de polícia militar de Guarapuava. Houve confronto e dois policiais ficaram feridos. Um morador também foi baleado no braço. Os ladrões foram até a transportadora de valores e fugiram em direção ao interior do município, onde houve confronto armado em uma mata. Fuzis e munição foram apreendidos. O cerco prossegue, mas ninguém foi preso até o fechamento desta edição do MEIO-DIA. Não há informação se a quadrilha conseguiu roubar dinheiro da transportadora, que segue cercada porque explosivos foram deixados no local.

O tempo seco predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Uma massa de ar quente vai ingressar no Estado. Após uma manhã um pouco mais fria, aos poucos a temperatura aumenta ao longo do dia, principalmente na Fronteira Oeste e na Região Noroeste. O tempo fica firme em grande parte do Estado. Algumas áreas devem ter períodos de maior nebulosidade mas, segundo a previsão, pode haver pancadas isoladas de chuva somente na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e na Região Sul, devido à presença de umidade. Na terça-feira, as pancadas de chuva ficam restritas à região Nordeste. Nas demais áreas o tempo continua firme, o sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas seguem em gradual elevação à tarde. A tendência é que a quarta-feira seja de tempo firme em todas as regiões.