Ouça no Meio-Dia: Feminicídio na Região Central e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 11 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Uma mulher de 27 anos foi morta por asfixia em via pública na noite de sábado, em Santa Maria, Região Central do Estado. Um homem de 26 anos, identificado como o namorado de Luanne Garcez da Silva, confessou o crime e foi preso em flagrante. Conforme a Brigada Militar, que foi chamada por moradores, a guarnição encontrou, ao chegar no local, a vítima deitada na rua, atrás de um carro, onde o detido fazia massagem cardíaca na vítima. Ele também teria chamado o Samu. Agora, a Polícia Civil investiga o caso como feminicídio através da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.

A Prefeitura de Porto Alegre tornou públicas, nesta segunda-feira, as documentações e a minuta do edital de privatização da Carris. A empresa de ônibus opera linhas transversais em Porto Alegre. A abertura da consulta pública para concessão do bloco de linhas operadas pela Carris ocorreu na sexta-feira. Entre os documentos que serão divulgados estão contratos e anexos, minutas do edital e os documentos complementares de apoio. A consulta é destinada a colher manifestações sobre a minuta de edital, contratos e demais anexos para a concorrência pública. A concorrência ocorre em âmbito internacional, é do tipo maior valor, e tem como finalidade a concessão dos serviços de operação das linhas da bacia transversal do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre. Além disso, a concorrência está associada à alienação das ações ordinárias e preferenciais da Carris.

Começou nesta segunda-feira, a Feira do Peixe de Porto Alegre de 2022. O evento é realizado no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, até a sexta-feira santa, dia 15 de abril. São cerca de 40 bancas abertas das 8h às 20h. Nesta edição, a expectativa da Prefeitura é retomar os parâmetros de vendas das edições anteriores à pandemia, quando foram vendidas mais de 300 toneladas de pescados por ano, com uma movimentação de mais de 100 mil pessoas no evento. A abertura da feira foi realizada na Ilha da Pintada, no domingo, e, segundo a Prefeitura, contou com mais de 600 pessoas, com cerca de 300 almoços vendidos. Na quarta-feira, começam as feiras na Esplanada da Restinga e na praça de Belém Novo, que também vão até sexta-feira. Além das bancas de pescados, haverá venda de hortifrutigranjeiros, vinhos e artesanatos. Na Restinga, a Prefeitura destaca também a banca de peixe vivo.

Começam nesta segunda-feira os sorteios dos prêmios especiais de Páscoa do Receita da Sorte. Até sexta-feira, além dos sorteios diários, haverá três sorteios extras por dia no valor de R$ 3 mil cada. Para concorrer, é preciso estar inscrito no programa Nota Fiscal Gaúcha, incluir o CPF na nota fiscal consumidor eletrônica no ato da compra e, posteriormente, fazer no mesmo dia a leitura do QR code do documento fiscal no aplicativo do Nota Fiscal Gaúcha. Caso seja contemplado, a informação aparece na tela do dispositivo móvel imediatamente. O Nota Fiscal Gaúcha é um programa coordenado pela Receita Estadual, que busca incentivar os cidadãos gaúchos a solicitar a inclusão do CPF no momento da emissão do documento fiscal, assim como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do programa, os cidadãos concorrem a prêmios em dinheiro e têm outros benefícios, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.

Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Com ela, chegam novas áreas de instabilidade. Estão previstas chuvas, com risco de temporais isolados, na região Norte, na Serra, na região metropolitana e no Litoral Norte. As instabilidades já haviam atingido cidades do Noroeste, Norte e Fronteira Oeste neste domingo. Agora, nesta segunda-feira, esse sistema avança em direção ao mar e dá origem a uma frente fria. As chuvas se espalham por todo o Estado. Há risco para temporais isolados na Metade Oeste e Norte do Estado. Depois, ao longo do dia, com o avanço da frente fria, a chuva continua, mas a chance para temporais fica restrita ao Norte e Nordeste gaúcho. Amanhã, com o avanço lento da frente fria, o tempo fica instável em todo o Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte e rajadas de vento entre o Noroeste e o Nordeste. A tendência é que as chuvas ainda sigam entre o Centro e o Norte na quarta-feira e as temperaturas entrem em declínio.