Ouça no Meio-Dia: o projeto das fake news na Câmara dos Deputados e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 6 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A BR-290/FreeWay terá pontos de bloqueio a partir desta quarta-feira em razão de serviços de finalização das obras na região da nova Ponte do Guaíba. A travessia foi entregue parcialmente concluída, pois faltam os acessos para a zona norte da Capital. Porém, a travessia possui todas as elevadas no trecho do bairro Arquipélago. Os serviços na região vão até o dia 15 de maio. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, o DNIT, as interdições são necessárias para que sejam realizados os serviços finais como intervenções no pavimento, drenagem e implantação de guarda-rodas. O objetivo é a entrega oficial da ponte para a autarquia.

Estudantes da PUCRS e do campus Agronomia da UFRGS passam a ter mais três opções de horário no atendimento por ônibus com a linha 343 Campus/Ipiranga. Serão acrescidos os novos horários das 6h53, 7h03 e 17h55, no sentido centro-bairro. O novo itinerário passou a valer desde esta quarta-feira. As linhas de ônibus que atendem os estudantes foram alteradas desde a última segunda-feira. A linha D43 foi extinta e o Campus da UFRGS passou a ser atendido pelas linhas 343 e 353, que tiveram reforço de oferta e ampliação do horário noturno.

Começa nesta quarta-feira o Gramado Summit, que reunirá 150 palestrantes e mais de 200 expositores. O evento, que é considerado o maior na área de empreendedorismo e tecnologia, chega a sua quinta edição e vai até sexta-feira. São esperados cerca de SEIS mil visitantes por dia. O Gramado Summit reúne startups em estágio inicial e também marcas já consolidadas no mercado. A feira conta com uma área construída de mais de VINTE MIL metros quadrados. O evento divide-se em uma estrutura que conta com uma feira de negócios e com quatro palcos de conteúdo simultâneos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, quer votar, ainda nesta quarta-feira, o requerimento para tramitação em regime de urgência do projeto que trata das fake news. Lira disse que não há compromisso de votar o conteúdo da proposta ainda nesta semana. Segundo ele, há vários pontos que precisam ser discutidos no plenário. A atual proposta busca melhorar a legislação brasileira quanto à liberdade, à responsabilidade e à transparência na internet. O foco são provedores de redes sociais e ferramentas de busca e de mensagens instantâneas que ofertem serviços ao público brasileiro. O projeto se refere, inclusive, a empresas sediadas no Exterior, que tenham número de usuários registrados no país maior que 10 milhões. O projeto das fake news é criticado por dar imunidade parlamentar a políticos para divulgarem qualquer tipo de informação, mesmo aquelas sem comprovação ou sem conexão alguma com a realidade.

O tempo será chuvoso em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Existe a previsão de precipitações especialmente nas regiões da Serra, no Noroeste e na Região Norte. Quanto às temperaturas, após uma manhã com um certo frio, a temperatura começa a subir ao longo do dia. O sol predomina e a previsão é de calor na Fronteira Oeste, Região Noroeste, Região Norte e no Vale do Taquari. Nas outras áreas a temperatura fica agradável. Amanhã, já a partir da madrugada, há risco de chuva volumosa em áreas entre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul. A situação é provocada pela presença da área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina. A tendência é que as chuvas se afastem gradualmente do Rio Grande do Sul na sexta-feira.