Ouça no Meio-Dia: Campanha Nacional contra a Gripe e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 4 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Começou nesta segunda-feira, em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza). Ela será dividida em duas etapas. Em Porto Alegre, a primeira etapa, que se estende até 30 de abril, tem como público alvo idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para receber a imunização, idosos devem apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, estes devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Na segunda etapa, entre 2 de maio e 3 de junho, a vacinação será expandida para outros grupos, entre eles crianças de 6 meses a menos de 5 anos e gestantes e puérperas, que são aquelas que deram à luz recentemente. Na Capital, a imunização será realizada em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local.

A Justiça gaúcha determinou que o advogado Jean de Menezes Severo pague uma multa de 90 salários mínimos devido ao abandono injustificável de uma sessão do júri do caso Rafael no último dia 21 de março. Severo é advogado de defesa de Alexandra Dougokenski. Ela é acusada de matar o filho Rafael, então com 11 anos, em maio de 2020, no município de Planalto, no Norte do Estado. A decisão é da juíza da Vara Judicial da Comarca de Planalto, Marilene Parizotto Campagna. No texto, a juíza afirmou que a vaidade e a soberba não devem ter espaço no ambiente judicial, e destacou o prejuízo financeiro causado pela não realização do ato. A decisão é fruto de um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O Tribunal de Justiça ainda não marcou uma nova data para retomar o julgamento.

Após a transferência de cargo no governo do Estado, o novo governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou que Vanius Cesar Santarosa assume a Secretaria da Segurança Pública do Estado. O novo secretário assume o lugar do próprio Ranolfo, que, até então, cumpria a função tanto de Secretário da Segurança Pública quanto de vice-governador. Santarosa tem 53 anos e é natural de Bento Gonçalves. Ele é coronel da reserva da Brigada Militar. A partir de agora tem-se a expectativa de nomeação para outras 10 pastas que tiveram a saída de secretários na semana passada. As saídas foram motivadas pela lei eleitoral, que estipulava um prazo para que ocupantes de cargos públicos deixassem seus postos para poderem concorrer nas eleições de outubro.

A procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, informou que foram encontrados os corpos de 410 civis na região de Kyiv. A área foi recentemente libertada das tropas russas pelas forças ucranianas. O fato foi divulgado após o prefeito de Butcha, Anatoly Fedoruk, dizer que quase 300 de seus moradores foram enterrados em valas comuns pelo Exército russo. Em uma manifestação, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que o fato se trata de um genocídio. Porém, a Rússia alega que não cometeu os assassinatos e disse que as fotos e vídeos de Butcha são uma performance encenada pelo regime de Kyiv para a mídia ocidental.

Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e deixa o tempo instável nesta segunda-feira. A previsão é de chuva ao longo do dia. A chuva volumosa é esperada principalmente na Região Central, no Norte e na Serra gaúcha. Além das precipitações, existe o risco de raios e de rajadas de vento entre 60 e 90km/h nestas áreas. Amanhã, o tempo já fica estável. O sol volta a aparecer entre nuvens e as temperaturas continuam variando pouco durante o dia. A tendência é que, na quarta-feira, novas instabilidades avancem a partir da fronteira Oeste, devido à formação de uma nova área de baixa pressão sobre a Argentina.