Paixão de Cristo retorna ao Morro da Cruz em Porto Alegre

Neste ano, ao contrário da tradicional Via Sacra, será realizado um rito cênico.

Foto: Maicol Morales/PMPA

 

Após dois anos de ausência em razão da pandemia, retorna nesta sexta-feira (15) a partir das 15h, a cerimônia da Paixão de Cristo, no Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Neste ano, ao contrário da tradicional Via Sacra, será realizado um rito cênico. Os interessados em participar do revezamento na cruz devem fazer sua inscrição aqui.

A direção do espetáculo é do coordenador de Descentralização da Cultura, Camilo de Lélis, responsável pela reformulação do evento. Além do rito cênico, a Orquestra Camerata L’Estro Armonico recepcionará os participantes ao final da caminhada, dará o aleluia para Jesus ressuscitar em um elevador de sete metros.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, também estarão no roteiro, algumas surpresas cênicas com duas temáticas: a Covid-19 e guerra da Ucrânia.

Programação:

  • 15h – Cerimônia da Paixão do Senhor no interior da Paróquia São José do Murialdo.
  • 16h – Padre apresenta os penitentes que irão carregar a cruz e explica como será o ritual. Os penitentes carregarão a cruz até o alto do morro, revezando-se a cada 33 metros de caminhada.
  • 1ª estação: Maria acolhe um penitente, representando a acolhida de Maria a todos os que sofrem.
  • 2ª estação: Verônica limpa o suor do rosto de um penitente com um lenço branco e, ao abrir o lenço e mostrá-lo ao povo, vê-se o rosto de Jesus.
  • 3ª estação: Mulheres da comunidade lamentam a perda de familiares por covid-19.
  • 17h40 – A procissão se aproxima do alto do morro, onde a orquestra está tocando. A cruz levada pelos penitentes é colocada junto ao palco montado no morro.