Museu do Futebol lança exposição virtual sobre os 100 anos do goleiro Barbosa

Nesta homenagem aos goleiros, se propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de um craque da posição: Moacyr Barbosa.

Goleiro Barbosa durante jogo da Copa do Mundo de 1950. Foto: cervo Arquivo Nacional | Jayme de Carvalho

 

No mês em que se celebra o Dia do Goleiro, o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lança na plataforma on-line Google Arts & Culture a exposição virtual “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que celebra o centenário do goleiro Moacyr Barbosa.

O acervo chega à plataforma online após o sucesso da exposição temporária, que ficou em cartaz no Museu do Futebol de junho de 2021 a janeiro de 2022. Nesta homenagem aos goleiros, se propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de um craque da posição: Moacyr Barbosa.

Na elaboração da mostra, são apresentados não apenas textos sobre as várias passagens de sua carreira profissional e trajetória particular, mas também é oferecido ao público fontes inéditas ou pouco conhecidas como: fotografias de seu acervo pessoal, trechos de uma entrevista concedida por ele em 1984, e um fragmento da entrevista que o Centro de Referência do Museu do Futebol realizou com sua filha adotiva, Tereza Borba.

Vale reforçar que o debate sobre racismo perpassa toda a exposição, ganhando destaque no final e reforçando o comprometimento do Museu do Futebol com esta pauta.

Serviço

Museu do Futebol

Exposição virtual: clique aqui

Onde: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
Quando: De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), crianças até 7 anos não pagam e grátis às terças-feiras