Governador Ranolfo deve anunciar novos secretários estaduais na próxima semana

As mudanças nos cargos ocorrem para que os exonerados possam se candidatar a cargos eletivos nas próximas eleições de outubro.

Porto Alegre | 31.mar.2022 | Solenidade de transmissão do cargo de governador do Estado. Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Após a renúncia de Eduardo Leite e a posse do até então vice-governador Ranolfo Vieira Junior como novo mandatário do Palácio Piratini, 10 secretários do governo foram exonerados. As saídas constam em edição extra do Diário Oficial do Estado de ontem.

Entre os nomes que deixaram o governo estão o da secretária de relações federativas, Ana Amélia Lemos; o secretário de Meio Ambiente, Henrique Viana; o de Esporte, Danrlei de Deus; de Transportes Juvir Costella; de Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira; a secretária de Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker; o secretário de Turismo, Ronaldo Santini; o de Obras e Habitação; José Luiz Stédile; o de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato; e a secretária de Agricultura, Pecuária e Desevolvimento Rural, Silvana Covatti.

Além destes secretários, outros dois titulares de órgãos do governo e o próprio Ranolfo deixam seus cargos: Enio Bacci, diretor-geral do Detran e José Sperotto, até então diretor-superintendente da Metroplan. No caso do novo governador, ele também comandava a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

As mudanças nos cargos ocorrem para que os exonerados possam se candidatar a cargos eletivos nas eleições de outubro. O prazo para que ocupantes de cargos públicos deixem suas funções vai até o próximo amanhã (2). O único empossado até o momento é Ricardo Todeschini, que assume como secretário adjunto da pasta de Obras e Habitação. A previsão para que o novo governador anuncie os novos secretários é o início da semana que vem.