Bairros de Porto Alegre enfrentam falta de água após temporal e danos em encanamentos

Serviços que estavam previstos para ocorrer na zona norte da Capital gaúcha foram cancelados pelo DMAE.

Vários bairros de Porto Alegre enfrentam desabastecimento de água após o temporal da noite de ontem, segunda-feira (25). Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), houve falta de energia elétrica em estações de bombeamento de água. Também há reparos em redes danificadas.

O corte ocasionou a paralisação da Ebat São Luís e, posteriormente, nas estações Gutemberg e Carlos Gomes. A energia só foi retomada às 7h40 da manhã desta terça-feira (26) na Ebat São Luís. As outras duas seguem paradas. Estão sem água os bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Petrópolis, Três Figueiras, Higienópolis e Boa Vista. Ainda não há previsão de quando ela será restabelecida.

Três bairros da zona leste de Porto Alegre também enfrentam problema por causa de uma fuga de água. O problema foi identificado em rede de PEAD (polietileno de alta densidade) na rua Reverendo Daniel Betts. O abastecimento foi comprometido para os bairros Jardim Itú-Sabará, Protásio Alves e Morro Santana.

Também está sendo realizado, na manhã de hoje, conserto de fuga de água em rede de PVC (policloreto de vinila) na rua Almiro Coimbra. São afetados outros pontos do bairro Morro Santana e do Protásio Alves.

Já no bairro Mário Quintana, houve problema semelhante. Foi identificada uma fuga de água em uma rede de fibrocimento na rua Origenes Lessa. O serviço está sendo realizado desde a manhã. A previsão é retomar o atendimento na região à noite.

Está em execução a desativação de redes antigas em dois pontos da avenida das Indústrias: na esquina da rua Bernardino Bernardi e na esquina da Eugênio Rubbo, no bairro Anchieta. Os trabalhos integram as obras de substituição de redes de água na avenida das Indústrias. Poderá ser registrada falta de água no bairro. O retorno da água está previsto para a noite, ou além desse prazo nas partes mais altas.

Serviço cancelado

E a chuva da madrugada causou o cancelamento dos serviços previstos para esta terça-feira em pontos da zona norte de Porto Alegre. Seriam realizadas obras em dois pontos. Uma delas seria o entroncamento de uma nova adutora com a já existente na rua Dezoito de Novembro, esquina da rua Professor Sarmento Barata, e entroncamento de redes na Travessa São José esquina da rua Frederico Mentz. Uma nova data será divulgada para a realização dos serviços.