Ao menos 30 bairros de Porto Alegre estão sem água após rompimento de adutora

Todo o sistema São João, que abastece a zona norte de Porto Alegre, está desligado por causa do rompimento da tubulação de grande porte.

Rompimento de adutora afeta abastecimento em 30 bairros. Foto: DMAE / Divulgação

O rompimento de uma adutora deixa ao menos 30 bairros de Porto Alegre sem água nesta terça-feira (8). A previsão para reabastecimento das residências é a madrugada desta quarta-feira (9).

Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), o rompimento ocorreu em uma adutora de 800 milímetros localizada na avenida Pernambuco. Um caminhão carregado com gás, com peso de cerca 20 toneladas, fez com que o solo rompesse, quebrando o asfalto e contribuindo para que toda a estrutura desabasse.

Por volta das 22h, o caminhão foi retirado, e as equipes do Departamento iniciaram o conserto emergencial. Todo o sistema São João teve que ser parado para o conserto.

Ao menos 30 bairros de Porto Alegre estão sem água: Anchieta, Auxiliadora (parte), Boa Vista, Chácara das Pedras (parte baixa), Cristo Redentor, Higienópolis, Humaitá, IAPI, Jardim Itati, Jardim Itu-Sabará, Jardim Lindoia, Jardim São Pedro, Marcílio Dias (Cais Porto), Mário Quintana, Navegantes, Passo da Areia, Passo das Pedras, Protásio Alves, Rubem Berta, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras (parte baixa), Vila Dique, Vila Farrapos, Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Jardim.

A previsão de normalização é na madrugada de quarta-feira (9). No entanto, regiões mais altas dos bairros afetados podem ter maior período sem abastecimento de água.