Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Japão e gera alerta de tsunami

O epicentro ocorreu em uma área próxima a Fukushima, área devastada por um tremor em 2011, e teve uma profundidade de cerca 60 quilômetros.

Foto: reprodução / USGS

Um terremoto de magnitude 7,3 na escala de Richter foi registrado na região de Tohoku, no Japão, e gerou um alerta de tsunami das autoridades para Miyagi e Fukushima, informou a Agência Meteorológica do país nesta quarta-feira (16).

O epicentro ocorreu em uma área próxima a Fukushima, área devastada por um tremor em 2011, e teve uma profundidade de cerca 60 quilômetros. O horário do primeiro sismo foi 23h36 (11h36 na hora de Brasília) e a agência meteorológica classificou o terremoto como nível seis de gravidade em uma escala que vai até sete. Há risco de ondas de cerca de um metro na região costeira.

Já Tokyo Electric Power Company informou que mais de dois milhões de residências estão sem energia desde que o tremor ocorreu e que estão sendo checadas as condições dos reatores nucleares existentes na central, segundo destacou a emissora estatal japonesa “NHK”.

Em 2011, um terremoto de magnitude 8,9 atingiu a mesma região de Fukushima, provocando um tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura. O desastre ambiental provocou uma terceira tragédia: um vazamento de material radioativo da central nuclear e o derretimento de três dos seis reatores nucleares do local.

Mais de 16 mil pessoas morreram por conta da tríplice tragédia e mais de 160 mil foram obrigadas a abandonar suas casas por conta da radiação e da destruição provocada pelos eventos naturais.