Ranolfo Vieira Júnior é empossado governador do Rio Grande do Sul

O novo governador do Estado do Rio Grande do Sul tomou posse no plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa.

Foto: reprodução de vídeo / TV ALRS

O delegado de polícia aposentado Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), 55 anos, é o novo governador do Estado do Rio Grande do Sul. Ele tomou posse na tarde desta quinta-feira (31), após a renúncia de Eduardo Leite (PSDB), que busca uma oportunidade para assumir a vaga de presidenciável pelo partido nas eleições de 2022.

Formado em Direito com especialização em Gestão de Segurança na Sociedade Democrática, Ranolfo Vieira Júnior tomou posse no plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa. Ele é delegado de polícia aposentado, carreira que iniciou em 1998. Na Polícia Civil, dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos.

Entre 2011 e 2014, foi Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, período em que criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Ele foi secretário da Segurança Pública entre 2019 e a tarde desta quinta-feira, 31 de março. A dispensa dele do cargo de secretário foi divulgada em edição Extra do Diário Oficial do Estado.

Ranolfo fez o juramento de compromisso constitucional exatamente às 17h30 e assinou o sua posse às 17h32.

Após a cerimônia na Assembleia, Ranolfo deixou o Parlamento gaúcho para cruzar a rua Duque de Caxias até o Palácio Piratini. Na sede do Executivo gaúcho, Ranolfo assinou a ata de transmissão de cargo. O ex-governador Eduardo Leite também assinou o documento.