Porto Alegre terá Dia D contra a Dengue no sábado

A iniciativa faz parte da força-tarefa criada pela prefeitura devido ao alto número de casos da doença na cidade neste ano.

A prefeitura de Porto Alegre promove, neste sábado (2), o Dia D contra a Dengue. A iniciativa faz parte da força-tarefa criada pela prefeitura devido ao alto número de casos da doença na cidade neste ano.

Serão realizadas ações de educação em saúde e visitas a residências com o objetivo de alertar moradores sobre a importância de revisar pátios e imóveis para evitar o surgimento de pontos com água parada. A ação prevê revisões em bairros onde se identificou maior infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A prefeitura lembra que é importante que os moradores recebam as equipes para que possam revisar os pátios. Elas vão retirar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, as equipes vão informar o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) quando identificarem focos irregulares de lixo em terrenos baldios. O DMLU, por sua vez, irá a esses locais na próxima semana. E, também, irão atender a demandas da população que chegaram pelo fone 156.

De 2 de janeiro a 31 de março, Porto Alegre teve a notificação de 902 casos suspeitos de dengue entre seus moradores. Destes, 557 foram confirmados, sendo 541 contraídos na cidade. A atualização dos dados pode ser acessada aqui.

Confira os bairros que terão revisão, a partir das 9h, de profissionais da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio de integrantes da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), (Simers) Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e do Comando Militar do Sul:

Aberta dos Morros, Agronomia, Auxiliadora, Bela Vista, Bom Jesus, Camaquã, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Cristo Redentor, Floresta, Higienópolis, Hípica, Ipanema, Independência, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Jardim Floresta, Jardim Isabel, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Passo d’Areia, Petrópolis, Pedra Redonda, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João, Vila Ipiranga e Vila Jardim.