Prefeitura de Porto Alegre confirma 26 casos de dengue na Capital

Porto Alegre possui 26 casos confirmados de dengue este ano, dos quais 25 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

Porto Alegre possui 26 casos confirmados de dengue este ano, dos quais 25 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, os dados constam no boletim epidemiológico semanal de arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (9), pela Secretaria Municipal de Saúde. O documento registra os casos de dengue, zica e chikungunya até a semana epidemiológica 9, que vai de 2 de janeiro a 5 de março.

Nesse período, foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde 69 casos suspeitos de dengue entre moradores de Porto Alegre, dos quais 26 confirmados, 11 descartados e 32 em investigação.

Em relação à chikungunya, no mesmo período foram notificados três casos suspeitos, sendo um já descartado e um ainda aguardando resultado de exame laboratorial. Foram realizadas duas notificações de suspeita de zika, das quais uma foi descartada e outra está em investigação.

Conforme a  prefeitura, os casos de dengue são de moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, São José, Partenon, Bom Jesus, Jardim Carvalho, Vila Nova, Auxiliadora, Menino Deus, Morro Santana e Vila Conceição. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Conforme os dados da prefeitura, em todo o ano passado, foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 importados.