Ouça no Meio-Dia: Acidente termina com seis mortes na BR-290 e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 28 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Seis pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um acidente na BR-290, em Rio Pardo, na Região do Vale do Rio Pardo. O acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira e envolveu uma carreta que transportava lenha, um ônibus, um micro-ônibus e um carro de passeio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carreta, com placas de Guaíba, ia no sentido interior-capital quando bateu de frente contra o ônibus, que vinha no sentido contrário. Com a colisão, a carreta tombou sobre a via. O carro de passeio acabou batendo nela. O motorista do micro-ônibus conseguiu desviar o veículo para fora da pista. Cinco das seis vítimas fatais estavam no ônibus, emplacado em Vila Nova do Sul, na Região Central. A sexta era uma passageira do carro, com placas de Cachoeira do Sul, município também da Região Central. A PRF não divulgou os nomes das vítimas. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, a rodovia estava com trânsito intercalado na altura do km 235, ainda em processo de atendimento da ocorrência.

Já estão em vigor os novos valores dos pedágios da CCR ViaSul. As novas tarifas começaram a ser cobradas à meia-noite desta segunda-feira. A tarifa básica de pedágio está em 5 reais e 20 centavos. Os novos valores são praticados nas quatro praças da BR-386 localizadas em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff; Nas duas localizadas na BR-290 (Freeway), em Santo Antônio da Patrulha e Gravataí; E na praça de Três Cachoeiras, na BR-101.

As agências da FGTAS/Sine tem mais de 8 mil vagas de emprego disponíveis em todo o Rio Grande do Sul. Somente nas unidades da região metropolitana de Porto Alegre há 2.976 oportunidades de colocação no mercado de trabalho. As cidades com maior quantidade de vagas abertas são Porto Alegre Centro/Montaury, Erechim, Caxias do Sul, Canoas, Garibaldi e Farroupilha. Conforme a FGTAS, quase 70% não exigem experiência e 20% também não exigem escolaridade. Por outro lado, 20% das oportunidades exigem ensino médio completo e 20%, fundamental completo. Já as ocupações com os maiores números de vagas abertas são alimentador de linha de produção, eletricista de instalações, eletricista de manutenção eletroeletrônica, vendedor de comércio varejista, trabalhador volante da agricultura e costureiro na confecção em série.

O Banco Central divulgou mais uma repescagem do site Valores a Receber para quem não sacou os recursos esquecidos em instituições financeiras na primeira rodada. A nova oportunidade conta a partir desta segunda-feira. Um novo cronograma de agendamento de saques baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa está disponível até o dia 16 de abril. Neste novo planejamento, o correntista pode agendar o saque a qualquer hora da data informada, ao invés de entrar em horários determinados pelo sistema. Conforme o Banco Central, todas as pessoas que fizeram a consulta vão ter de repetir o procedimento. Isso porque as instituições financeiras acrescentaram informações ao sistema, o que pode acarretar o surgimento de novos recursos esquecidos. Até o momento, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas do Valores a Receber. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

A atuação de uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo estável nesta segunda-feira sobre o Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuvas sobre todo o território gaúcho. O dia amanheceu com um pouco mais de frio em algumas regiões. Casos de Porto Alegre, onde a mínima foi de 16ºC, e de Erechim, que chegou a registrar 13°C pela manhã. Porém, conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a SEMA, as temperaturas sobem um pouco mais durante a tarde. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura chega a 28ºC. Amanhã, o sol segue predominando em parte do estado e as temperaturas se elevam um pouco mais, por conta da mudança dos ventos que sopram do quadrante norte. A partir da tarde, existe a chance de pancadas isoladas de chuva na metade oeste. Já ao anoitecer da terça-feira, áreas de instabilidade avançam pela Campanha com risco para temporais, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano. Depois, já na quarta-feira, a chuva e as instabilidades se espalham para as demais regiões ao longo do dia.