Ouça no Meio-Dia: Operação contra quadrilha que praticava "golpe dos nudes" e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 23 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil realiza uma operação contra uma quadrilha suspeita de movimentar cerca de meio milhão de reais no período de oito meses. A principal atividade do grupo era o chamado “golpe dos nudes”. O golpe ocorre quando uma pessoa se passa por uma adolescente e mantém contato com homens mais velhos para trocar imagens íntimas. A partir daí, o criminoso simula que vai chamar os pais e também a polícia para extorquir dinheiro, sob o pretexto de não expor a pessoa para seus familiares assim como para não denunciá-la. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, nos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro, Sarandi e Rubem Berta. Também foram bloqueadas diversas contas bancárias dos investigados. Os alvos da operação, que não tiveram os nomes divulgados, vão responder pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, crime organizado, usurpação de função pública e falsa identidade.

A avenida Brasil, na zona norte de Porto Alegre, ficou três horas interditada após furto de cabos e incêndio na fiação elétrica. O bloqueio da via ocorreu por volta das 5h da manhã, no trecho entre as avenidas Pernambuco e Bahia. As chamas se espalharam e atingiram um transformador de energia elétrica, que explodiu. O fogo prosseguiu até a chegada dos Bombeiros, que ocorreu após as seis e vinte da manhã. A avenida Brasil é uma das principais ligações entre a avenida Farrapos e a avenida Assis Brasil e possui corredor exclusivo para o transporte público. O tráfego foi liberado por volta das oito e vinte da manhã. Ainda não há previsão de quando o serviço de energia elétrica, de internet e telefonia será restabelecido na região.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação divulgou o esquema especial de trânsito e transporte para o Gre-Nal desta quarta-feira. A partida será realizada na Arena, às 22h15. Os portões serão abertos às 20h15. Para o transporte dos torcedores até o estádio, serão disponibilizadas duas linhas especiais de ônibus e uma linha de lotação a partir das 19h30. Na volta do jogo, duas linhas de ônibus e três de lotação vão estar à disposição para o deslocamento. Sobre os bloqueios, antes da partida, a BR-448 e a Leopoldo Brentano serão bloqueadas para facilitar o acesso dos torcedores. Após o jogo, a Voluntários da Pátria terá sentido único da Arena até a rótula da Dona Teodora. Para estacionar seus veículos, os torcedores que desejam estacionar no E1, que é coberto, devem chegar após às 20h15, o horário de abertura do local. Já quem optar pelo E2, que é externo, pode chegar antes desse horário pois o local estará liberado a partir das 14h.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul votou a favor da cassação do mandato do deputado estadual Ruy Irigaray, do União Brasil. Ele respondia por um suposto desvio de função de servidores do gabinete para obras na casa de sua sogra. No total, 45 deputados se posicionaram pela perda do cargo, enquanto três foram contrários. Sete não votaram. Em sua defesa, o deputado cassado alega que o imóvel citado foi utilizado para trabalho durante a pandemia. A partir da cassação, o político fica inelegível por oito anos.

A aproximação de uma área de baixa pressão deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A chuva atinge áreas do Estado desde a manhã de hoje e espalha por todas as regiões ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para risco de temporais, com rajadas de vento de até 100km/h, e queda de granizo, principalmente na Fronteira Oeste, na Campanha, na Região Central e na Região Noroeste. Amanhã, as tempestades ganham força sobre o Rio Grande do Sul, devido à passagem de uma frente fria e da formação de um ciclone extratropical. Haverá fortes rajadas de vento na maioria das regiões e há chance para altos volumes de chuva entre a Campanha e a metade norte. A tendência é que as chuvas sigam entre o Noroeste e o Norte na sexta-feira.