Ouça no Meio-Dia: Policiais afastados por envolvimento com jogos de azar e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 22 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A última semana foi de volumes significativos de chuva no extremo norte do Estado, conforme o último boletim da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Mas os principais rios estão com níveis em declínio ou estáveis. Por isso, a condição hidrológica é de ALERTA em função da baixa disponibilidade hídrica para as bacias do Alto e Médio Uruguai, Baixo Jacuí, Barca do Caí, Ibicuí, Ibirapuitã, Ijuí, Negro, Piratinim, Santa Maria, Sinos e Taquari-Antas. Nas demais bacias, a condição hidrológica é de ATENÇÃO.

Nos próximos dias, a formação de um novo ciclone extratropical no Sul do Brasil dá origem a uma nova frente fria no Estado nesta terça-feira. O dia também será marcado pelo aumento da nebulosidade. Essa área de instabilidade vai provocar pancadas isoladas de chuva, acompanhadas de trovoadas, na Região Central, no Norte, no Noroeste e na Fronteira Oeste. No extremo oeste, existe o risco de temporais, entre as regiões de Santa Rosa, Uruguaiana e Santiago. Também há possibilidade de chuva volumosa entre a região de Quaraí e Manoel Viana. Em relação a temperatura, depois de uma manhã de frio, o calor ganha força ao longo do dia em grande parte do território gaúcho, principalmente na Fronteira Oeste e Região Central. Na quarta-feira, a área de baixa pressão na Argentina se intensifica. Com isso, as chuvas e os temporais isolados se espalham para as demais regiões do Estado. Existe a chance de acumulados elevados entre a região da Campanha, no Noroeste e no Norte do território gaúcho. A tendência é que os temporais ganhem força na quinta-feira.

A Corregedoria-Geral da Brigada Militar afastou vinte policiais militares do 25º Batalhão de Polícia Militar, localizado em São Leopoldo, na Região Metropolitana. O motivo é o envolvimento com jogos de azar, entre outros crimes. Um policial está preso no presídio militar, em Porto Alegre. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar os crimes. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas dos policiais e no próprio batalhão. Em função do número elevado de afastamentos, o Comando-Geral da BM determinou que policiais do 1º Batalhão de Choque, de Porto Alegre, fossem enviados para São Leopoldo.

Duas cidades gaúchas aparecem entre as vinte piores do Brasil em termos da prestação do serviço de saneamento básico. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira, em referência ao Dia Mundial da Água. Os dois municípios são da Região Metropolitana de Porto Alegre. Gravataí aparece como a nona pior cidade do país neste quesito, enquanto Canoas é a vigésima. Nenhuma cidade gaúcha aparece entre as vinte melhores do Brasil. Nas primeiras posições, estão cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Nas últimas colocações, concentram-se mais as cidades das regiões Norte e Nordeste, além do estado do Rio de Janeiro. No mais, o estudo constatou que mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e que 100 milhões não têm coleta de esgoto.

O Ministério da Economia anunciou a suspensão das alíquotas de importação do etanol e de mais seis alimentos no país. A ideia é segurar a escalada da inflação. Com a medida, alimentos como café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja tendem a ficar mais baratos. De acordo com o Ministério, a redução também pode afetar o preço da gasolina em R$ 0,20. Isso porque, atualmente, o litro da gasolina contém 25% de álcool anidro. A redução a zero do imposto passa a valer a partir da quarta-feira, no momento em que a medida for publicada no Diário Oficial da União.