Ouça no Meio-Dia: Três assassinatos em quatro horas na Capital e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 18 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Prefeitura de Porto Alegre vai criar uma força-tarefa para enfrentar o aumento abrupto de casos de dengue na Capital. A decisão foi tomada ontem em reunião entre autoridades no Centro Integrado de Comando, o CEIC. O objetivo é fazer uma varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A prefeitura afirma que irá vistoriar terrenos públicos e privados, com atenção aos pontos onde há água parada. Também será criado um canal específico no 156 para denúncias de locais com proliferação do mosquito. Outra medida prevista é a criação de um dia D de combate ao mosquito da dengue, com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença. A população também poderá fazer o descarte de resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliar e seletiva, contribuindo para eliminar os focos irregulares de lixo na cidade. Até o fim desta edição do Meio-Dia, Porto Alegre já contabiliza 207 casos de dengue em 2022. Destes, 199 foram contraídos na cidade. Em todo o ano passado, foram 83 registros.

Porto Alegre registrou três assassinatos entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira. Os crimes ocorreram na Zona Sul e na Região Central da cidade. No primeiro deles, pelo menos três criminosos chegaram de carro no beco da Rua 3, no bairro Santana, no fim da noite de ontem. Após parar o veículo, eles desceram do carro e realizaram disparos contra pessoas que estavam na rua. Um adolescente de 16 anos morreu e outras pessoas ficaram feridas. Além dos atingidos, um cachorro acabou morto no ataque. O segundo homicídio ocorreu poucos minutos depois, no bairro Cristal, na zona sul da Capital. Um homem morreu após um ataque a tiros. Depois, já na madrugada de hoje, mais um homicídio ocorreu, desta vez na Rua Fernando Machado, no Centro Histórico. Um homem, que estava acompanhado por uma mulher, foi morto a tiros por dois suspeitos que haviam estacionado o carro em uma esquina.

Foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, a medida provisória que libera o saque de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Tem direito ao saque qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, seja ela ativa ou inativa. O valor será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no aplicativo Caixa Tem. O crédito será realizado a partir do dia 20 de abril. E os saques serão permitidos até 15 de dezembro.

Também foi publicado hoje pelo governo federal o decreto que antecipa o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS. Tem direito à antecipação os segurados que durante o ano de 2022 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. O INSS estima que serão contemplados com a antecipação cerca de 30,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Além disso, ao todo, a medida vai injetar na economia cerca de R$ 56,7 bilhões. O pagamento será feito em duas parcelas, junto com o benefício de cada mês. Com a Primeira parcela, correspondente a 50% do valor, paga de 25 de abril a 6 de maio; e o restante, pago de 25 de maio a 7 de junho, menos o valor devido do imposto de renda, para quem se aplicar. As consultas a respeito dos benefícios podem ser feitas pelo telefone 135, pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo também chamado Meu INSS.

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e deixa o tempo instável no Estado. Após uma manhã de tempo firme, a nebulosidade aumenta no território gaúcho ao longo do dia com a aproximação da frente fria. As áreas de instabilidade vão provocar pancadas isoladas de chuva. Mais adiante, entre a madrugada e a manhã de sábado, as chuvas seguem atuando em áreas da metade norte. Ao longo do dia, as instabilidades se afastam do estado, mas os ventos seguem soprando com intensidade de moderada a forte no Litoral e as temperaturas ficam amenas em todas as regiões. A tendência é que no domingo uma massa de ar seco e frio predomine sobre o estado, mantendo o tempo firme.