Ouça no Meio-Dia: Sine de Porto Alegre promove feirão de empregos e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 15 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

As negociações entre Rússia e Ucrânia serão retomadas nesta terça-feira. Ontem, os dois países começaram uma nova rodada de negociações, mas foi estabelecida uma pausa. A justificativa dada foi a necessidade de mais trabalho dos subgrupos de negociação, além de serem clarificadas definições individuais. Além da retomada das negociações, a terça-feira terá a presença de líderes de outros países na Ucrânia como forma de apoio por parte da União Europeia ao país que está sob invasão. Os primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia viajaram de trem com destino a Kyiv nesta terça-feira. Eles são os primeiros líderes que visitam a capital ucraniana desde que a Rússia invadiu o país. As negociações e movimentos diplomáticos ocorrem em meio a ataques a Kyiv. Duas explosões atingiram a capital antes do amanhecer nesta terça-feira. Os dirigentes de serviços de emergência disseram que duas pessoas morreram.

A partir de hoje até quinta-feira, a unidade do Sine Municipal realiza o Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre. A ação ocorre na avenida Sepúlveda, em frente ao Sine, das 8h30 às 17h. O Sine fará a intermediação da mão de obra, encaminhando o trabalhador para possível entrevista de emprego. Ao todo, são 980 vagas oferecidas por mais de 20 empresas. Também haverá palestras sobre mercado de trabalho, confecção de currículo e empreendedorismo social. Os ofícios com mais vagas são: Atendente de Loja, Eletricista, Encanador, Montador de Formas Metálicas e Oficial da Manutenção Civil Polivalente.

Esta terça-feira é o último dia para solicitar o resgate da primeira rodada do Receita Certa. A iniciativa do governo estadual distribui aos consumidores gaúchos uma parte do aumento real da arrecadação do ICMS vindo do comércio varejista. Os cadastrados podem conferir se têm algum valor a receber em um site disponibilizado pelo governo gaúcho. Para isso, é preciso cadastrar o CPF e a data de nascimento. Primeiro, é preciso acessar a conta no nota fiscal gaúcha através do site ou do aplicativo. Depois clicar no menu Receita Certa e escolher o período de consulta; e, por fim, ir na opção Resgate. Até o momento, o Receita Certa já realizou pagamentos a mais de 450 mil consumidores, em um valor que já ultrapassa os R$ 24 milhões. A estimativa é que em torno de R$ 64 milhões possam ser entregues a mais de 1,5 milhão de gaúchos.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, o DMAE, comunicou que alguns bairros da zona norte vão ficar sem água durante esta semana. O Dmae vai continuar interligando trechos da nova rede de água lançada no bairro Farrapos com a rede existente na região. Amanhã, serão feitas duas interligações de redes, uma na rua Frederico Mentz esquina com a Travessa São José, e outra na rua Adelino Machado de Souza esquina com a rua PM Paulo. O abastecimento de água fica interrompido em parte dos bairros Farrapos, Humaitá, Navegantes e São Geraldo, a partir das 9h. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a previsão é de normalização à noite.

Áreas de instabilidade deixam o tempo nublado na Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O sol vai aparecer entre nuvens na maioria das cidades gaúchas, mas há previsão de pancadas de chuva e garoa na Região Central, Região Metropolitana, Litoral Norte, Região Norte e Serra. A temperatura fica agradável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta terça. Porém, uma massa de ar seco e quente passa a atingir as cidades localizadas na Fronteira Oeste. Essa nova massa de ar seco e quente vai avançar sobre o Rio Grande do Sul. Ela vai provocar a elevação da temperatura no Estado durante essa semana, com máximas acima dos 30°C. A começar por hoje, o tempo vai ficando bastante abafado em outras regiões do estado gaúcho. Entre quinta (17) e sexta-feira (18), o calor ganha força na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre.