Ouça no Meio-Dia: Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 14 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Rússia e Ucrânia fazem uma nova rodada de negociações nesta segunda-feira. O governo ucraniano quer o cessar-fogo e a retirada das tropas russas. A Rússia, por sua vez, pede a desmilitarização da Ucrânia, o reconhecimento da soberania de Donbass, além da anexação da Crimeia. O encontro, realizado via videoconferência, ocorre em meio à intensificação dos confrontos nas proximidades da capital, Kyiv. Na manhã de hoje, pelo menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um ataque contra um edifício residencial na Capital ucraniana. Em uma manifestação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir que a Otan crie uma zona de exclusão aérea em seu País. Zelensky também afirmou que, caso o espaço aéreo da Ucrânia não seja fechado, territórios da Otan serão os próximos a serem atingidos por mísseis russos.

O IPE Saúde retomou, nesta segunda-feira, os atendimentos presenciais e as perícias médicas em Porto Alegre. A medida, no entanto, só vale para quem tem horário agendado. O agendamento está disponível para todos os serviços, que também continuarão sendo prestados de forma on-line, via Atendimento Digital. As perícias médicas também serão retomadas na modalidade presencial, com agendamento. Nesse caso, é preciso agendar também de forma on-line. O atendimento presencial será prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na sede da capital, na avenida Borges de Medeiros, 1.945. No interior do Estado, o atendimento presencial é feito por meio do Programa Facilitadores, que prevê parcerias com prefeituras. O atendimento presencial na instituição havia sido suspenso no dia 12 de janeiro de 2022, em função do avanço da variante Ômicron do coronavírus.

A unidade do Sine Municipal de Porto Alegre oferece 314 vagas a partir de segunda-feira. O destaque é para 52 oportunidades para eletricistas e 20 para caldeireiro de manutenção. De terça (15) a quinta-feira (17), será realizado o Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre, com vagas específicas para o evento. A agência fica localizada na avenida Sepúlveda esquina com Mauá, no Centro Histórico. O atendimento ocorre até às 17h.

Pessoas nascidas entre os anos de 1968 e 1983 poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras a partir de hoje. Empresas abertas nesse período também estão habilitadas a pedir os valores a receber. O processo deve ser feito no site criado pelo Banco Central para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais. Você encontra um passo a passo em agoranors.com. Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

A segunda-feira continua com nebulosidade, mas com tempo firme sobre a maior parte do Estado. As temperaturas seguem amenas durante a manhã e se elevam pouco à tarde. Há chance de chuvas fracas a moderadas apenas em áreas da faixa Leste, devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa. Amanhã, uma nova área de baixa pressão atmosférica favorece pancadas de chuva com trovoadas entre o Norte e o Nordeste gaúcho. Nas demais regiões o tempo segue firme e as temperaturas voltam a subir gradualmente. A tendência é que as instabilidades sigam nessas áreas na quarta e as temperaturas se elevem um pouco mais.