Ouça no Meio-Dia: CEEE-Equatorial notificada pelo Procon e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 10 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Procon de Porto Alegre notificou a CEEE Equatorial por causa da demora em restabelecer o serviço de energia elétrica. Milhares de consumidores estão sem luz desde, pelo menos, segunda-feira. Outros, sem o fornecimento desde o domingo. A empresa diz que tem mais de 45 mil clientes com o fornecimento interrompido em Porto Alegre e região metropolitana. Ainda não há qualquer previsão para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Equatorial diz que os danos foram extensos na rede de distribuição e trabalha para recuperar a rede.

A cobertura do prédio de unidades da Santa Casa de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, cedeu com a forte chuva que atingiu a cidade nesta quarta-feira. Com a entrada da água, parte do interior do hospital ficou alagado. Segundo a instituição, os alagamentos ocorreram em partes administrativas, nos corredores e salas de espera. Não houve prejuízos nem danos em equipamentos. Também não houve a necessidade de transferir nenhum paciente de sala ou quarto. Além disso, cirurgias eletivas, consultas e atendimentos foram mantidos.

A partir desta quinta-feira, empresas de telemarketing passam a ser obrigadas a usar o prefixo 0303 em ligações para clientes. O objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações é ajudar os usuários a identificar essas ligações e decidir se aceitam ou não a chamada. A determinação prevê que as redes de telecomunicações permitam a identificação do código no visor do aparelho. Além disso, as operadoras têm o dever de fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Caberá a essas empresas também, empregar os meios tecnológicos necessários para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel. Por enquanto, as mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Passados 90 dias, operadoras de telefonia fixa também vão aderir à mudança.

O primeiro encontro entre as autoridades da Rússia e da Ucrânia terminou sem acordo. A reunião, que colocou frente a frente os ministros de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov, não apresentou progresso no sentido de pôr fim à guerra entre os dois países. Pelo lado Ucraniano, Kuleba disse que os pedidos russos significavam uma rendição de seu país. O ministro disse ainda que a Ucrânia não vai se render. Do lado Russo, Lavrov afirmou que a Rússia não atacou a Ucrânia. Para o ministro, criou-se uma situação de ameaça para Moscou, e que ninguém ouviu os apelos do país. O país presidido por Vladimir Putin anunciou também nesta quinta-feira sua saída do Conselho da Europa, uma organização voltada para os direitos humanos sediada em Estrasburgo, na França. A Rússia já estava suspensa do Conselho desde o início dos ataques à Ucrânia. O Ministro Lavrov, que esteve presente na reunião com o Ministro da Ucrânia, disse que a situação se tornou irreversível e que a Rússia não tem a intenção de aturar as subversões do ocidente.

Um ciclone dá origem a uma nova frente fria e áreas de instabilidade passam a atuar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Há previsão de chuva para todas as regiões do Estado. Em algumas regiões, a chuva será mais forte, principalmente na Fronteira Oeste e na Região Metropolitana. Além disso, há risco de temporais isolados. Mesmo com a chuva, o sol pode aparecer entre nuvens por algumas horas em algumas cidades gaúchas. Amanhã, a área de baixa pressão se desloca para o oceano e a chuva fica restrita à metade Norte, com chance para temporais apenas nas áreas de divisa com Santa Catarina. A tendência é que o tempo volte a ficar firme no final de semana.