Ouça no Meio-Dia: Estado retira Alertas e emite Avisos para Regiões Covid e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 09 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governo do Estado decidiu retirar todos os Alertas e emitir Avisos a todas as regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento. Segundo o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior, o Estado presencia queda no número de casos registrados, de ocupação de leitos de hospital e de óbitos. O governo do Estado ressaltou, porém, que embora haja queda significativa dos indicadores considerados, ainda há elevadas taxas de contaminação e de mortalidade. Além disso, mesmo com a redução, os índices ainda estão acima dos números registrados em dezembro do ano passado, período antes do surgimento da variante ômicron.

Porto Alegre ampliou a partir de hoje o público apto a tomar a terceira e a quarta doses da vacina contra a Covid-19. A decisão segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até então, a terceira dose estava disponível para todas as pessoas a partir dos 18 anos. Agora, ela passa a ser oferecida a gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos. A aplicação deverá ocorrer quatro meses após a segunda dose, para gestantes e puérperas, e oito semanas após a segunda dose para imunocomprometidos. O mesmo intervalo vale para imunocomprometidos a partir de 18 anos. Até então, o prazo para este grupo era de 28 dias após a segunda dose. Já para as demais pessoas acima de 18 anos, será mantido o intervalo de quatro meses. Para adolescentes de 12 a 17 anos que não façam parte de nenhum destes grupos, não há indicação de terceira dose. Quanto à quarta dose, ela passa a ser oferecida também a adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos. Até então, estava disponível somente para imunocomprometidos a partir de 18 anos. Esta dose deverá ser aplicada quatro meses após a terceira dose.

A Justiça gaúcha negou o recurso do Estado do Rio Grande do Sul no caso do Decreto emitido pelo executivo gaúcho com o objetivo de flexibilizar o uso de máscaras como forma de proteção contra a covid-19 por crianças menores de 12 anos. Na decisão, o Desembargador Leonel Pires Ohlweiler, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, considerou que é vedado implementar políticas públicas de saúde de enfrentamento da pandemia de COVID-19 menos restritivas do que aquelas adotadas pela União. A liminar da justiça ocorreu após a Associação Mães e Pais pela Democracia ingressar com Ação Civil Pública alegando que, ao adotar a flexibilização, o governo estadual estaria cometendo uma ilegalidade. O argumento é que não houve modificação do texto da Lei Nacional, que obriga o uso de máscara de proteção individual para todas as pessoas maiores de 3 anos de idade. O pedido foi atendido através de liminar pela justiça no último final de semana.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou o esquema especial de trânsito e transporte para o Gre-Nal de hoje à noite. A partida será realizada às 21h, no Beira-Rio, e é válida pelo Campeonato Gaúcho. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 19h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pela av. Padre Cacique. A abertura dos portões está marcada para as 18h30, e cerca de 30 mil torcedores são aguardados no estádio. No final do jogo, haverá inversão de sentido em um dos lados da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Há risco para temporais isolados no Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para risco de temporais, com rajadas de vento de até 100km/h e queda de granizo para as regiões Norte, Noroeste, Serra, Central e Metropolitana. Outro destaque é o calor. O dia vai ser quente e abafado com as maiores máximas no Noroeste e no Norte gaúcho. Entre hoje e amanhã também ocorre a formação de um novo ciclone extratropical entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Esse ciclone dá origem a uma nova frente fria e as áreas de instabilidade atuam em território gaúcho até sexta-feira. O fenômeno vai provocar queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul, principalmente nas cidades localizadas na Serra e Região Sul no Estado.


Compartilhe: