Ouça no Meio-Dia: ações do Dia Internacional da Mulher no Estado e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 08 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Neste 8 de março, dia internacional da mulher, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Resguardo II, com o objetivo de combater e prevenir crimes de violência contra a mulher. A ação foi desencadeada em âmbito nacional e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas. A operação começou no dia 07 de fevereiro deste ano e acontece nos 26 Estados da federação mais o Distrito Federal e é a maior operação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil. Até o momento, 250 indivíduos foram presos por diversos tipos de violência contra a mulher. Além das prisões, 47 armas e 790 munições foram apreendidas. No Rio Grande do Sul, ao longo desta terça-feira, policiais civis de todo estado vão cumprir 45 mandados de prisão, 70 mandados de busca e apreensão e verificação de mais de 300 denúncias de violência contra a mulher.

A violência contra a mulher ainda é uma realidade no País e no Estado. Conforme dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, das 14.985 denúncias recebidas pelo órgão, 4.417 tratavam de violência de gênero, o que significa 29,5% do total. O percentual representa leve queda em relação a 2020 e está equiparado com o registrado no Brasil. O ambiente doméstico foi o local que concentrou a maioria das denúncias de violência contra a mulher no Rio Grande do Sul, com 87,7%, acima dos 85,3% registrados em 2020. Os cônjuges ou ex-cônjuges eram os principais suspeitos, em 63,6% das denúncias de 2021 e 58,1% em 2020. Os dados estão em destaque no estudo “Igualdade de Gênero: apontamentos dos efeitos da pandemia”, divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Em Porto Alegre, nesta terça-feira, a unidade do Sine Municipal fará um dia de atendimento exclusivo para as mulheres. estão disponíveis, desde às 8h até às 17h, na av. Sepúlveda, esquina com Mauá, 40 vagas para moradoras de Porto Alegre. Mulheres Trans e travestis também serão atendidas. As vagas são para auxiliar administrativa, merendeira e auxiliar de limpeza. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. A interessada pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

Partiu nesta terça-feira o primeiro comboio de moradores de Sumy, na Ucrânia. Essa é a primeira leva de civis a deixarem a Ucrânia após a criação dos corredores humanitários. O ministro de relações estrangeiras da Ucrânia Dmytro Kuleba confirmou a retirada de civis da cidade para Poltava, localizada na região central do País. O Ministro também pediu que a Rússia aceite outros corredores humanitários. A Rússia permitiu a saída de civis de Kyiv e mais quatro cidades ucranianas: Cherhihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. A informação foi confirmada pelos dois Países. Segundo a ONU, o número de refugiados da Ucrânia já chega a 2 milhões de pessoas.

Áreas de instabilidade provocaram temporais no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. As tempestades foram registradas na Região Metropolitana de Porto Alegre. A chuva, associada aos fortes ventos, deixou vários pontos sem energia elétrica, destelhou várias residências e derrubou árvores. Canoas, São Leopoldo e Esteio foram as cidades mais atingidas. Também há registro de prejuízos na Região Noroeste, onde Santo Ângelo foi a cidade mais afetada. Nesta terça, o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva forte e temporais na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, Região Norte e Litoral Norte. Na quarta, novas instabilidades avançam a partir da região Sul e da Campanha, provocando altos acumulados de chuva e temporais isolados sobre o estado. As temperaturas continuam elevadas, especialmente na metade Norte. A tendência, porém, é que as temperaturas baixem nas proximidades do final de semana e que o tempo continue instável.