Ouça no Meio-Dia: Ocupação de área nuclear na Ucrânia e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 04 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A guerra Rússia-Ucrânia chegou ao nono dia com mais desdobramentos. Nesta sexta-feira, os russos ocuparam a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. Ela fica a 150 quilômetros ao norte da península da Crimeia. O ataque provocou um incêndio sem consequências para os níveis de radioatividade, mas deixou o mundo alarmado. Após o ocorrido, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky chamou a atenção para um possível desastre “10 vezes superior ao de Chernobyl”. Porém, após esses momentos de tensão, os serviços de emergência conseguiram controlar as chamas, conforme as autoridades de Kiev. Segundo a agência de inspeção das centrais atômicas da Ucrânia, não foram registradas mudanças no nível de radiação. A agência também confirmou que as tropas russas ocuparam a área da usina.

Entra em cartaz nesta sexta-feira, na Galeria do DMAE, em Porto Alegre, a exposição “Fora da Margem – Panorama Visual das Subjetividades Queer”. A mostra foi idealizada pela Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. A exposição Fora da Margem é um dos projetos contemplados pela campanha “Eu Sou Respeito”, do Ministério Público Federal. A iniciativa foi criada a partir de uma multa paga pelo então Santander Cultural como desdobramento do cancelamento da exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que abordava a cultura e as vivências LGBTQIA+. Depois de paga a multa pelo cancelamento, o MP repassou os valores a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. A mostra fica aberta até 30 de março, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8h às 17h30.

A Prefeitura de Porto Alegre realiza neste sábado a segunda edição do Dia C da Vacinação Infantil. O objetivo é imunizar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. A atividade vai ocorrer em sete escolas, das 9h às 15h. Desta vez, a intenção é imunizar, além das crianças que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, também aquelas que estão aptas a receber a segunda dose da Coronavac, 28 dias após a aplicação da primeira dose. As que ainda não foram vacinadas, poderão receber o imunizante pediátrico da Pfizer ou Coronovac. Na primeira edição do evento, realizado em 19 de fevereiro, foram aplicadas 2.965 doses em crianças. Até o momento, Porto Alegre vacinou 71.523 crianças contra Covid-19, o que equivale a 60,53% do público estimado, que é de 118.158 crianças de 5 a 11 anos.

O PIB Brasileiro cresceu 4,6% em 2021, chegando a R$ 8,7 trilhões em valores correntes. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE. Com a volta do crescimento na reta final do ano, a economia saiu da recessão técnica, que é caracterizada por dois trimestres seguidos de retração. Na comparação com o 4º trimestre de 2020, o PIB avançou 1,6%, o que significa a quarta alta seguida, após quatro trimestres no campo negativo nesta comparação. Segundo o IBGE, esse resultado recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% em função da pandemia. Mesmo assim, o PIB do País continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

A massa de ar seco e quente segue predominando nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva em território gaúcho. A previsão aponta para chuva na Região Sul, na Fronteira Oeste, na Região Central e na Serra durante a tarde. Isso ocorre por causa da aproximação de uma frente fria. Outro componente desta sexta será a variação térmica. Após uma manhã de temperaturas amenas, a partir da tarde o calor ganha força no Estado. O tempo fica abafado na Fronteira Oeste, além das Regiões Noroeste e Central. No sábado, a aproximação de uma nova frente fria provoca instabilidades sobre a metade sul do estado, com risco de temporais isolados entre a tarde e a noite. Já no Norte, existe a chance de pancadas de chuvas com trovoadas. Antes das chuvas as temperaturas ainda se elevam. A tendência é que no domingo as chuvas e os temporais ganhem força sobre o estado com avanço da frente fria